77% dos natalenses acreditam que revisão do Plano Diretor vai trazer melhorias, mostra Fiern


A pesquisa é apresentada pelo diretor da Conectar, Maurício Garcia. Foto: Divulgação


Sete a cada dez moradores de Natal acreditam que a revisão do Plano Diretor, com incentivo a prédios mais altos em regiões mais valorizadas, vai trazer melhorias na qualidade de vida da cidade. É o que mostra a pesquisa do Instituto Conectar, feita para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e apresentada nesta segunda-feira (13). Segundo a pesquisa, 77% dos moradores são favoráveis à ideia.


O percentual de contrários é de 18%, e outros 5% não responderam. A pesquisa contou com 600 entrevistados das quatro regiões da cidade e foi realizada em novembro. O objetivo foi identificar o que a opinião pública de Natal pensa sobre a revisão do Plano Diretor, atualmente em tramitação na Câmara Municipal e com previsão para ser votado até o dia 23 de dezembro. A margem de erro é de 4% para mais e para menos.


Os resultados mostram que 66% dos moradores da cidade consideram a construção de prédios mais altos em Natal um progresso. A maioria dos que concordam com essa ideia são homens, com idade entre 25 a 34 anos, com ensino superior e que trabalham. Dividido por zonas da cidade, a aprovação é maior na região Oeste (74%). Já a reprovação é maior na zona Leste (45%).


A grande maioria dos entrevistados (87%) são favoráveis à proposta de revisão enviada pela Prefeitura de Natal à Câmara Municipal em setembro. Entre as principais mudanças da revisão, está o aumento do gabarito da cidade e do coeficiente de construção em todas as zonas da cidade.


Outras ideias, debatidas ao longo de todo o processo de revisão, não contam com a aprovação massiva da opinião pública. A pesquisa mostra que 53% dos entrevistados são contra à construção de prédios mais altos no bairro da Redinha, na zona Norte, e 44% são a favor. Em todos os segmentos demográficos, a quantidade de moradores contrários é maior do que os favoráveis.


A opinião está relacionada à aprovação da manutenção de quase todo controle de gabarito na Orla de Natal para a preservação da paisagem, no qual 88% dos entrevistados avaliam como positivo para a cidade. A preservação das áreas ambientais da cidade também conta com o apoio da grande maioria.


A pesquisa de opinião do Instituto Conectar está sendo apresentada na manhã desta segunda-feira (13) no seminário “Novo Plano Diretor - Como Natal Pensa”, feito em parceria com a Fiern e o Sistema Tribuna de Comunicação. O evento acontece no auditório da Casa da Indústria e conta com a presença do setor empresarial, imobiliário e de autoridades políticas.


Clique aqui para ver a pesquisa sobre o Plano Diretor de Natal.

7 visualizações0 comentário