top of page

A Serva - Conheça a primeira estreia da Kolbe Arte em 2024

Filme conta história de Santa Vicenta Maria que deu a vida na missão de tirar mulheres da rua e dá-las dignidade


A primeira estreia de 2024 acontece em março, e a Kolbe Arte apresenta o filme A Serva. Esse é um tempo propício para o filme que traz uma história de sororidade ainda no século 19, onde mulheres não tinham voz e nem vez.

 

São dois séculos, num único filme. Lera, personagem que conta a vida de Santa Vicenta María é presa em Madrid nos tempos atuais, e lá conhece duas mulheres que ganham a vida nas ruas, e a pedido de uma delas, lhes apresenta a santa.

Não ocasionalmente, as histórias se entrelaçam, tanto na forma de vida que as duas mulheres viviam, quanto na maneira em que Lera as apresenta um exemplo de mulher que “sustenta outras mulheres”.

 

O filme conta da infância de Santa Vicenta que vai morar com os tios para estudar e lá conhece o trabalho do cuidado com as mulheres de rua, até a sua missão ao fundar a Congregação das Irmãs de Maria Imaculada, onde cria a instituição para formar e dar uma profissão a essas mulheres.

 

A Serva tem como centro da história a vida da Santa Vicenta Maria, mas, a missão de formar essas mulheres da rua em excelentes “domésticas”, tirando-as da promiscuidade e levando-as a ter uma profissão, devolvendo a dignidade.

 

Para os dias de hoje, uma verdadeira lição de sororidade, palavra muito usada nos últimos tempos, onde as mulheres se dão as mãos para alcançarem seus objetivos, juntas.



Sinopse


Vicenta Maria viveu há quase 200 anos. Desde muito jovem sentiu a vocação de proteger outras mulheres do seu tempo que não tinham as mesmas oportunidades e procuravam emigrar das suas aldeias para as grandes cidades, em muitos casos com poucos recursos econômicos.


Lera, uma empregada doméstica que fugiu da Ucrânia, acaba de ser presa sob a acusação de roubo. Na prisão conhece Julia e Michaela, duas prostitutas, a quem conta a história da mulher que mudou a sua vida.


A decisão de uma mulher pode mudar o curso da história de milhares de outras?




6 visualizações0 comentário
bottom of page