top of page

Abertura da Mostra de Cinema de Gostoso terá exibição de filme brasileiro concorrente ao Oscar

Começa nesta sexta-feira (4), a 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso. Sediado em um dos belos destinos litorâneos do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso, o festival conta com programação gratuita ao público. Na abertura, serão exibidos o curta-metragem “Arrebentação”, produzido pelo Coletivo Nós do Audiovisual e, em seguida, o longa “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, filme concorrente ao Oscar.

O filme “Marte Um” é um dos destaques do Festival


O evento segue até a próxima terça-feira (8). Nesse período serão exibidos 13 curtas-metragens e 10 longas, oriundos de 12 estados brasileiros, incluindo ficções, documentários e animações. Na lista estão, Marte Um, filme de abertura, selecionado pelo Brasil para a corrida do Oscar; o vencedor do Festival de Cinema de Gramado Noites Alienígenas; o vencedor do Festival de Locarno Regra 34 (apenas o segundo filme brasileiro a conquistar o prêmio); Mato Seco em Chamas, filme de encerramento que teve estreia no Festival de Berlim; e muitos outros destaques, incluindo três obras do Rio Grande do Norte.

Todos os selecionados para a 9ª Mostra de Cinema, estarão espalhados entre as mostras Competitivas, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessões Especiais. As sessões da Mostra Competitiva e Sessões Especiais serão realizadas na sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, trazendo a experiência única das exibições na praia. Com cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, a sala com o “pé na areia”, propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à mostra.


A programação também inclui atividades como os debates com a presença dos produtores, diretores e atores dos filmes, seminários sobre o mercado audiovisual brasileiro e 3º Gostoso Lab - laboratório de desenvolvimento de projetos.


Nesta edição, a Mostra de Cinema de Gostoso contará com um novo local de exibição: será montada uma tenda climatizada na Praia do Maceió, com 80 lugares, onde vai acontecer a Mostra Panorama, com exibição de longas e curtas-metragens no período da tarde.

Mostra de Cinema de Gostoso


A Mostra de Cinema de Gostoso é um dos últimos festivais brasileiros do ano e apresenta uma seleção de filmes nacionais, em sua maioria independentes, com potencial de dialogar com o público da cidade. A programação inclui produções que se destacaram nesta temporada, além de produções inéditas ou de estreia recente.


O evento, reconhecido como uma sala popular de cinema a céu aberto, recebe um público de diversas regiões do país e mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente da Mostra e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país. Mediante a esse conjunto de ações, conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.


Serviço:


Mostra de Cinema de Gostoso

Local: São Miguel do Gostoso

Quando: Entre 4 e 8 de novembro


Fonte: Tribuna do Norte

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page