top of page

Atividade Remunerada na CNH é necessária apenas para motoristas profissionais

O serviço de renovação da CNH pode ser feito via Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br)

Foto: divulgação Detran


Ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor se depara com a opção de incluir ou não a atividade remunerada (EAR). O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) orienta que essa observação é necessária apenas para os condutores que são motoristas profissionais, ou seja, motoristas de aplicativos, motofretistas, mototaxistas, taxistas, caminhoneiros e motoristas de ônibus.


O serviço de renovação da CNH pode ser feito via Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br), no botão “habilitação”, opção “renovação de CNH”, onde o cidadão irá preencher os seus dados e selecionar a opção se exerce ou não atividade remunerada. A taxa de renovação para quem não exerce EAR é de R$177,00, já para quem exerce é de R$ 262,00. Para essa opção é necessário realizar a avaliação psicológica. Aos condutores que desejam incluir EAR na CNH é necessário realizar a renovação da CNH.


Tanto no Portal de Serviços como no atendimento presencial, o cidadão precisa optar se quer ou não a inclusão da observação em sua CNH. "Muitos condutores confundem essa opção e acabam marcando EAR em seu processo, pagando mais e ainda tendo que realizar a avaliação psicológica. Para evitar esse transtorno, estamos orientando para que o cidadão fique mais atento", orienta o gerente Renach do Detran, Rafael Pinto.


“No atendimento presencial o cidadão tem a opção de questionar o atendente sobre a real necessidade. Já no online acaba ficando na dúvida, então estamos deixando a informação ainda mais clara no nosso Portal de Serviços”, destaca Rafael.


Tanto a inclusão do EAR como a exclusão da observação na CNH só podem ser feitas mediante o serviço de renovação da CNH.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN

13 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page