top of page

Aumento de casos de Covid-19 e as recomendações da SESAP-RN para o retorno do uso de máscaras

Diante do aumento de internações em decorrência de complicações da Covid-19, o governo do Rio Grande do Norte, por intermédio de seu secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE/RN), desta terça-feira (7), a Portaria-SEI nº 1253, de 6 de junho de 2022, com novas recomendações de uso das máscaras de proteção facial em locais fechados, incluindo serviços de saúde, escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho.


Imagem: reprodução

Uso de máscaras contra a Covid-19 é passou a ser recomendado em ambientes fechados do RN — Foto: Heloísa Casonato/g1


Na sexta-feira passada (3), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) já emitira nota informativa, recomendando a vacinação imediata com a quarta dose da Covid19, para a população acima de 50 anos de idade e em profissionais de saúde.


Nesta terça-feira (7), a Sesap reitera a atenção para imediata execução das medidas profiláticas e preventivas de reforço contra a transmissão da doença e clama para que a população complete o esquema vacinal. Também, orienta no sentido da ampla testagem, haja vista o aumento de casos e internações por Covid-19, especialmente os pacientes com sintomas respiratórios. Medidas estas que podem reduzir as demandas nos hospitais e unidades de saúde do Rio Grande do Norte.


De acordo com a coordenadora de Vigilância de Saúde Kelly Lima, “a vigilância está preocupada com aumento no número de casos para Covid. Estamos fazendo mobilização com todos os municípios sobre a importância de testar todos os sintomáticos visto que temos testes disponíveis. É importante a população manter o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscara em ambientes fechados", disse.


Segundo dados constantes na portaria assinada pelo secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, as novas diretrizes estabelecidas pela Sesap (RN), levaram em consideração “o aumento exponencial dos casos da Covid-19 em alguns países, no Brasil e em estados vizinhos e no Rio Grande do Norte, onde na última semana observamos um aumento número de casos da covid-19, com 617 casos confirmados registrados na semana epidemiológica 22, até o dia 03/06/2022, e com 125 casos notificados e confirmados nas últimas 24 horas”.


Importante ressaltar que a referida portaria traz recomendações para o uso das máscaras nos lugares onde há maior probabilidade de riscos de contaminação pelo coronavírus. Portanto, não se trata de uma norma de imposição obrigatória para o uso da proteção facial, mas apenas de uma advertência (um conselho) do Estado, diante do perigo atual ou eminente do agravamento da Covid-19.


Confira aqui a portaria com as recomendações


13 visualizações0 comentário
bottom of page