top of page

Bairros recebem intensificação de combate à dengue com fumacê em Natal

Foto: Divulgação/SMS


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), divulgou um novo ciclo de pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil e pesado (fumacê). O novo ciclo iniciou no dia 18 de março e segue até o dia 3 de abril nos bairros de Igapó, Santos Reis, Praia do Meio e Rocas, bairros selecionados levando em consideração a maior concentração de casos notificados e confirmados de arboviroses.


As ações são desenvolvidas nos horários das 4h às 8h, e das 17h às 20h, horário de maior atividade vetorial do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya. Cada bairro receberá três visitas para aplicação dos inseticidas durante este período, com o intuito de interromper o ciclo reprodutivo do mosquito nas localidades. Após o período, serão analisadas os casos distribuídos pela cidade para direcionamento dos carros para localidades de maior risco.


O uso da UBV é de caráter emergencial sendo utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias em áreas de concentração vetorial, não combatendo larvas e os ovos que possam estar alocados em algum ponto; por isso, a população deve ficar atenta a locais que possam servir de criadouro para os mosquitos.


As equipes utilizam os Ultra Baixo Volume (UBV) portátil, que são equipamentos costais motorizados, em que o agente realiza a nebulização manualmente nas áreas de difícil acesso; e também o UBV pesado com equipamentos acoplados a veículos realizando a borrifação do inseticida nas ruas dos bairros, com a intenção é eliminar principalmente as fêmeas do mosquito, responsáveis pela transmissão das doenças.


Confira os bairros com intensificação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV):

Distrito Sanitário Norte III gapó

Distrito Sanitário Leste Santos ReisPraia do MeioRocas



Tribuna do Norte.

11 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page