top of page

‘Banco de Alimentos’ em Natal arrecada 90 toneladas em dois anos de implementação

O programa Banco de Alimentos, iniciativa da Prefeitura de Natal para combater o desperdício de gêneros alimentícios e a insegurança alimentar na cidade, chega aos dois anos de implementação, alcançando uma marca expressiva. Já foram arrecadadas e distribuídas cerca de 90 toneladas de alimentos, de acordo com números da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), responsável por coordenar a ação.


O projeto leva comida boa para a mesa de quem mais precisa, beneficiando 30 instituições socioassistenciais cadastradas no Município, atendendo a um público de 6 mil pessoas de todas as faixas etárias e grupos populacionais. Nos próximos dias, a Prefeitura vai realizar uma solenidade para celebrar e destacar os números alcançados pelo Banco de Alimentos.


“É com muita alegria e satisfação que observamos os resultados do Banco de Alimentos. Essa foi uma ação planejada, gestada e implementada pela nossa equipe que está fazendo a diferença na vida da população em situação de vulnerabilidade social. São 90 toneladas de alimentos indo para a mesa das instituições filantrópicas apoiadas pela Semtas. Vamos seguir com essa política social efetiva, alcançando os mais necessitados para garantir dignidade e melhores condições para matar a fome de quem for”, destaca o prefeito Álvaro Dias.


Todos os produtos e gêneros alimentícios que chegam até o Banco de Alimentos são originários de empresas parceiras. Ao todo, 22 estabelecimentos fazem a destinação dos alimentos à Semtas, periodicamente. A equipe de profissionais que trabalha no programa faz uma análise minuciosa para conferir se os donativos estão em boas condições para consumo. Em seguida, as doações são catalogadas e distribuídas.

As empresas de gêneros alimentícios que fazem doações ao Banco de Alimentos ajudam várias entidades socioassistenciais e ganham reconhecimento no mercado. Também recebem o selo do programa, apoio de capacitação nutricional, além de ter suas marcas divulgadas no caminhão do banco de alimentos e nas sacolas das entregas. “A participação da iniciativa privada é fundamental para o sucesso do banco de alimentos. É fundamental reconhecer o trabalho desempenhado por eles. Precisamos que cada vez mais parceiros se juntem a esta iniciativa de largo alcance social”, aponta a secretária Andréa Dias, titular da Semtas.


Critérios técnicos definem as instituições parceiras

Existem vários critérios para o consumo e para qual instituição será entregue os donativos coletados pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de Natal. Com o cadastro das instituições, sabe-se o perfil que aquele local atende.

É necessário, por exemplo, prestar atendimento gratuito, ter estatuto, razão social ou CNPJ, registro no Conselho de Assistência Social, não possuir vínculo político-partidário, preparar e servir refeições na própria sede, ter cozinha, despensa e refeitório adequado e participar de reuniões promovidas pelo Banco de Alimentos.

Os interessados em se integrar ao Banco de Alimentos de Natal devem entrar em contato no telefone (84) 3232-9498 ou pelo 98602-5391 (whatsapp), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.


Quadro informativo

Atualmente as seguintes instituições socioassistenciais são beneficiadas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos – IERC; Instituto Juvino Barreto; Casa do Menor Trabalhador; Centro SUVAG do RN; Associação de Orientação aos Deficientes – ADOTE; Escola Ambulatório Padre João Maria (Casa da Criança); Aldeias Infantis SOS Brasil; Associação Riograndense Pró-Idoso – ARPI; Sociedade Professor Heitor Carrilho; Patronato da Medalha Milagrosa; Centro Educacional Dom Bosco; Casa de Idosos Jesus Misericordioso; Lar Fabiano de Cristo; Centro Sócio Pastoral nossa Senhora da Conceição; SADEF; Lar do Ancião Evangélico –LAE; Lar da Vovozinha; Centro Espírita Irmãos do Caminho – CEIC; Núcleo de Desenvolvimento Social – NDS; Associação de Desenvolvimento sociocultural da Zona Norte – ADZN; CIADE; Fundação Fé e Alegria; Legião da Boa Vontade – LBV; Associação Beneficente Raimunda Rodrigues – ABRAIRO; Associação Amigos do Coração da Criança – AMICO; Associação Juventude Cidadão; Associação Pelotão de Operação do Espírito Santo- PELOPE; Instituto Vida Videira ; Instituto Associativo Ebenézer.

São parceiras da iniciativa: Avern – Super Show; Carrefour; Clan; Clap; Favorito Supermercados; Nordestão; Funcart; Hospital Giselda Trigueiro; Mar Vermelho; Maternidade Araken; Norte Samba; Pão Cadice; Ponto Do Morango; Rádio Rural 91,9; Instituto Ceta/Sebrae; Secretaria De Esportes; Semul; Uni Rn; Unicat; Unp; Verdfrut; Watford.



Agora RN.

6 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page