top of page

Campanha “Este Plástico Eu Repasso” arrecada resíduos até o dia 22 de maio

O Idema recebe itens como garrafas PET transparentes, frascos de sabão líquido e de amaciante. A sede do órgão ambiental e da Caern são pontos de coleta

Foto: sede do Idema - divulgação/Assessoria Idema


Até o próximo dia 22 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), realiza a campanha de arrecadação de resíduos #EstePlásticoEuRepasso. A sede do órgão ambiental e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) são pontos de coleta.


O principal objetivo da iniciativa é proporcionar um olhar diferente para o tratamento dos resíduos sólidos e como podemos reutilizá-los.


De acordo com a subcoordenadora de Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley, a campanha foi pensada para que se possa reutilizar os materiais e chamar atenção das pessoas a respeito da responsabilidade perante o meio ambiente.


“Hoje, só 4% dos resíduos sólidos no Brasil são reciclados. Precisamos aumentar esse número, e isso é possível quando o setor público, privado e a sociedade civil se unem para combater a poluição do plástico, traçando estratégias em conjunto”, afirmou Iracy, que também conta com a parceria dos Comitês Municipais de Educação Ambiental para a realização da atividade.


A campanha arrecada os seguintes resíduos: CDs; garrafas pet de diversos tamanhos, na cor azul ou transparente, e embalagens de produtos de limpeza, em especial de amaciante e sabão líquido de roupas, também na cor azul.


“Cuidar do lixo que produzimos é cuidar da nossa própria saúde e o caminho começa com um olhar diferente para os resíduos que produzimos. A poluição plástica é uma ameaça visível que afeta inúmeras comunidades ao redor do mundo”, finalizou a coordenadora Iracy Wanderley.


Semana do Meio Ambiente


A Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA-2023) acontecerá de 01 a 07 de junho, com a temática do combate à poluição do plástico, em consonância com a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), o slogan da campanha é “O Meio Ambiente Não é de Plástico”. Durante uma semana, o Governo do Estado promoverá diversas ações com foco em soluções para esse tipo de poluição, gerando reflexão e debates que reforçam a importância do trabalho em conjunto para que as metas da Agenda 2030 da ONU sejam alcançadas.





ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE – IDEMA

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page