Centro de enfrentamento à gripe é aberto com alta procura em Natal



Natalenses com sintomas gripais lotaram nesta manhã o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na Cidade da Esperança, zona Oeste da capital em busca de atendimento. O local começou a funcionar, nesta quarta-feira (29), como estrutura de apoio para o enfrentamento à gripe, que fez dezenas de pessoas buscarem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas duas últimas semanas e provocou superlotação na rede de assistência de Saúde de Natal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), três médicos realizam o atendimento no Cemure, mas há a possibilidade de aumentar o quantitativo de profissionais, conforme esclareceu George Antunes, titular da SMS/Natal.


"Estamos avaliando se é preciso fazer alguns ajustes. Já percebemos que será necessária a participação de mais profissionais para dar conta da demanda. Nós analisamos essas primeiras horas de atendimentos e estamos observando como positivas a busca da população pela estrutura, porque é mais uma possibilidade para os natalenses", destacou o secretário.


No Cemure, os pacientes recebem, durante o acolhimento, uma classificação de prioridade. Se for necessário, após avaliação da equipe, é realizado um teste rápido para covid-19. Do contrário ou se o teste de antígeno der negativo, o paciente segue para atendimento médico, onde poderá ser medicado, se necessário.

8 visualizações0 comentário