top of page

Cidades buscam estratégias para retomada dos serviços

Os ataques criminosos que ocorrem no Rio Grande do Norte continuam paralisando, total ou parcialmente, a prestação de serviços públicos nos três maiores municípios do Estado – Natal, Mossoró e Parnamirim. Caso do adiamento da abertura do ano letivo em Natal, que ocorreria hoje e foi transferido para a quarta-feira (29), segundo nota oficial da Secretaria Municipal de Educação.



Polícia Militar em operação no comércio do bairro do Alecrim / Magnus Nascimento


A SME informou que o adiamento do início do ano letivo atingirá todas as 146 unidades escolares do município, que tem 57 mil estudantes matriculados. Os pais que ainda não efetuaram a confirmação da matrícula poderão fazê-lo até dia 29 de março também.

“É importante ressaltar que a decisão acima leva em consideração, como prioridade, a segurança de todos os trabalhadores da rede municipal de ensino de Natal e dos estudantes atendidos nas unidades de ensino”, disse a secretaria Cristina Barreto de Paiva, em nota.

A prefeitura de Natal informou, ainda, que o adiamento do início das aulas na rede municipal de ensino considerou recomendações da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (ROPE) da Guarda Municipal de Natal, de maneira que a nova data (29 de março) será avaliada permanentemente e qualquer alteração será noticiada para toda população.


Com relação aos serviços de limpeza e coleta de lixo, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) reiniciou a prestação dos serviços de forma gradual, expandido-se pelos setores de coleta domiciliar de Natal.



Coleta vai sendo retomada em Natal, como na feira das Rocas / Magnus Nascimento


A determinação do prefeito Álvaro Dias (Repúblicanos) é o retorno da normalidade da coleta domiciliar o mais breve e seguro possível, enquanto os roteiros são os elaborados a cada turno, sempre depois da orientação da Guarda Municipal de Natal.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal comunicou à população que não haveria expediente ontem, nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), mas já se avaliava com a Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) a definição de estratégias que possibilitassem o funcionamento das Unidades de Saúde a partir de hoje de forma segura para servidores e população.

Os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas retornam às atividades ontem, no horário das 11 às 17 horas.

Os serviços da Rede de Urgência e Emergência (UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os Hospitais) mantêm o seu funcionamento normal.

A SMS reforçou que qualquer comunicação sempre será divulgada pelos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e da Prefeitura do Natal.

Em Mossoró, foram retomados, parcialmente, o serviço de transporte coletivo e os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Prefeitura intensifica as ações de prevenção para garantir o retorno das atividades de forma gradual e segura. No primeiro momento, foram disponibilizadas as linhas de transporte coletivo dos bairros Vingt Rosado, Nova Vida e Abolições, até às 18 horas.

A prefeitura de Mossoró anunciou, ainda, o atendimento de forma gradual das Unidades Básicas de Saúde. A progressiva volta à normalidade também está acontecendo em horário reduzido, das 7 horas às 13 horas nos bairros Bom Jesus, Paredões, Santo Antonio, Abolição III e IV, Pintos, Pereiros, Alto de São Manoel, Alto da Pelonha, Aeroporto I, Boa Vista, Sumaré e Alto da Conceição.

A coleta de lixo em Mossoró segue em várias áreas da cidade, mas o serviço ocorre de maneira alternada, com escolta da Guarda Civil Municipal (CGM).

Já em Parnamirim, a prefeitura avisou o fechamento das UBS ontem, enquanto os serviços de saúde funcionam apenas em caráter de urgência e emergência na UPA, Maternidade Divino Amor e Márcio Marinho.

A frota de ônibus da Trampolim circula com 50% da sua capacidade, já a Cooperativa e os Interbairros, continuarão 100% recolhidos. As aulas da rede pública de ensino também seguem suspensas, assim como o serviço de coleta de poda e entulho, enquanto a coleta do lixo domiciliar está sendo feita de forma emergencial, nas principais vias, com a escolta da Guarda Municipal.

Segundo a prefeitura de Parnamirim, o Centro POP e a Casa do Adolescente e Albergue manterão o funcionamento normal. Os serviços socioassistenciais da rede SUAS, CRAS, CREAS, CAS/CADUNICO, CENTRO DIA, CCS, CIACAP e PRACINHA DA CULTURA, permanecerão fechados. Os Conselhos Tutelares I e II, estará de sobreaviso, através do número (84)98855-2268.

Números: 146 são as unidades escolares de Natal com 57 mil estudantes matriculados e sem aulas





Com iinformações da Tribuna do Norte.

13 visualizações0 comentário
bottom of page