top of page

Circuito de Exposições Agropecuárias do RN 2023 abre em Currais Novos nesta quinta (13)

O evento segue até o dia 16 de abril e acontece no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo

Imagem: divulgação


O Circuito de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN), será aberto nesta quinta-feira (13), no município de Currais Novos. A 24ª Exposição de Currais Novos (Exponovos) deverá reunir cerca de 1.500 animais e movimentar em torno de R$ 3 milhões em negócios.


O evento segue até o dia 16 de abril e acontece no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo, contando com uma extensa programação que inclui Torneio Leiteiro Bovino e Caprino, Julgamento de Raças, Leilão, Feira de Negócios, atrações culturais e shows musicais, entre outros.


Sob a liderança da Sape, durante o período da Exponovos, o Governo do Estado estará com um estande montado no qual serão expostas ações e serviços de Secretarias Estaduais e órgãos da Administração Indireta. Além disso, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) estará expondo Bovinos das raças Sindi, Gir e Guzerá e fará a distribuição de raquetes de Palma Forrageira para produtores rurais da região.


Já o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com a Secretaria Municipal de Currais Novos, participará do espaço denominado “Fazendinha”. Trata-se de uma unidade demonstrativa que exporá temas inerentes a convivência com o Semiárido como, barragens subterrâneas, cisternas, entre outros. O Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) também estará presente realizando o cadastramento de usuários de água de Currais Novos e região. Durante a Exponovos, a Agência de Fomento do RN (AGN) também estará com uma equipe de consultores da instituição, atendendo o público em um estande e oferecendo a linha de crédito Pró Pecuária. O financiamento é voltado especialmente para os produtores da pecuária do estado do Rio Grande do Norte.


O Circuito conta, ainda, com a parceria de Secretarias estaduais, órgãos da administração indireta, instituições financeiras, Prefeituras Municipais e diversas entidades ligadas ao setor como, a Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) e a Associação Norteriograndense de Ovinos e Caprinos (Ancoc).


Para o ano de 2023, o Governo do Estado investirá R$ 3 milhões no circuito, num total de 34 eventos – entre Exposições Agropecuárias, Feiras Agropecuárias e Torneios Leiteiros - realizados ao longo do ano. O investimento é calçado no entendimento da importância e necessidade no desenvolvimento rural no estado que ganha, com o conjunto de eventos, um grande impulso.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DA AGRICULTURA, DA PECUÁRIA E DA PESCA - SAPE

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page