Órgão federal determinou a suspensão após verificar que reforma não tinha autorização prévia. Reunião acontecerá sexta - Foto: Adriano Abreu
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou a imediata interrupção da obra de construção de novos abrigos de ônibus no bairro da Ribeira. A razão para essa decisão, segundo o órgão, é que a intervenção não foi previamente autorizada. A construção estava sendo conduzida pela Prefeitura de Natal.
De acordo com o Iphan-RN, a instalação de equipamentos urbanos na área delimitada como patrimônio tombado – Centro Histórico de Natal – requer uma avaliação técnica para garantir que não haja obstáculos à preservação dos valores históricos, arqueológicos, paisagísticos e arquitetônicos indicados no documento de tombamento do Centro Histórico da capital potiguar.
Para Marlene Cordeiro, 54 anos, dona de casa e portadora de diabetes, há a necessidade de reforma das paradas de ônibus. Ela necessita utilizar regularmente a linha 38, que percorre o trajeto Planalto/Praia do Meio, especialmente, para suas idas ao médico. “É uma situação péssima, porque ficamos expostos ao sol, sem parada e sem banco para sentar. Eu sou diabética, tenho que ficar esperando em pé”, desabafou.
O estudante Matheus Henrique, 18 anos, utiliza as linhas 51, 46 ou 39. Após a remoção dos abrigos de ônibus na região da Ribeira, a situação tornou-se mais desafiadora, especialmente, devido à exposição ao sol.
Em resposta à atual situação, o Iphan-RN solicitou uma reunião com Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), agendada para esta sexta-feira (17), às 10h. O encontro visa discutir os serviços delineados no Ofício 1466/2023 – STTU-GAB/STTU (4869936), vinculado ao processo 01421.000345/2023-70. Durante a conversa, espera-se que sejam compartilhadas diretrizes técnicas para a regularização dos serviços relacionados à instalação das paradas de ônibus.
Tribuna do Norte.
Comments