Covid: Natal publica recomendação para uso de máscaras em ambientes fechados



A Prefeitura de Natal passou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e transportes coletivos. O direcionamento consta em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (10).


De acordo com o Decreto 12.533, o executivo tomou a decisão considerando o aumento dos casos de covid e outras doenças respiratórias. O secretário de saúde de Natal, George Antunes, falou que o percentual de casos positivos dos testes para covid saltou para a casa dos 30%.

"A situação pode se agravar, mesmo os quadros hoje sendo leves. Mas como o volume é grande, nós teremos alguns casos mais complicados. Já vimos situações, como em São Paulo, onde hospitais já estão voltando a ter alas exclusivas para a Covid. Aqui, no momento, nós não temos essa necessidade. E se tiver, temos um fator mais agravante aí: nós não temos a condição financeira hoje de ampliar leitos de internação clínica em Natal", disse.


O decreto também estipula recomendações como o retorno de protocolos sanitários de prevenção não farmacológicas, como higienização das mãos e distanciamento social, bem como o incentivo para que a população conclua o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço disponíveis.


Apesar do documento deixar margem para interpretação que a medida vale para todos os locais, a assessoria de comunicação da SMS reforçou que a recomendação vale apenas para ambientes fechados.


Na última terça-feira (7), o Governo do Estado já tinha publicado recomendação no mesmo sentido. Assim como o texto do executivo estadual, o decreto municipal não torna a medida obrigatória.


INFORMAÇÕES G1RN

21 visualizações0 comentário