top of page

Dia Internacional do Judô tem inclusão como tema, e comemoração especial em Natal


Foto: Divulgação


“O Judô é para todos”. Foi o tema escolhido pela Confederação Brasileira da modalidade para celebrar o Dia Internacional do Judô, nesta sexta, 28 de outubro. A data é uma homenagem ao aniversário de Jigoro Kano, criador da arte marcial japonesa. “Todos os anos, a federação internacional seleciona um tema para promover os valores do esporte, e fico muito feliz em ter a inclusão como destaque esse ano”, diz Emerson Ramos, professor da academia Judô Ramos, em Neópolis, zona Sul de Natal.


Emerson é professor há mais de três décadas, e criador do Projeto Suave Inclusão, iniciativa pioneira que há 4 anos utiliza o esporte como ferramenta terapêutica para crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. Ele conta que o projeto tem hoje cerca de 40 alunos, dos 3 aos 16 anos. São crianças no espectro autista, síndrome de down, entre outros transtornos e deficiências.


“Para essas pessoas, durante muito tempo foi negado o direito à prática de esportes. Eu mesmo não tinha conhecimento sobre como lidar com elas, fui aprender e hoje nós colecionamos conquistas. Praticamente todos os dias saio da academia emocionado com alguma nova história de um aluno”, diz o sensei. “Muitas crianças não nos deixavam sequer tocá-las quando chegaram ao projeto. Hoje, a gente se abraça. Foi um longo caminho, construído com muito estudo e amor”, completa.


Amanhã (28), os alunos da Academia Judô Ramos e do Projeto Suave Inclusão participarão da mesma aula: um treinão inclusivo. “Vai ser a primeira vez que todas as turmas estarão juntas no tatame. Mais uma oportunidade de colocarmos em prática o que o judô nos ensina, com seus oito valores do código moral: respeito, honestidade, autocontrole, amizade, cortesia, honra, coragem e modéstia”, explica.


Treinão Inclusivo Judô Ramos e Suave Inclusão Dia Internacional do Judô Sexta, 28 de outubro – 18h30 Local: Judô Ramos (Alameda dos Bouganvilles, 71 – Neópolis)



Por Dois Toques

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page