top of page

Domingo de Ramos abre programação da Semana Santa

A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos, celebrado neste dia 02 de abril, a programação da Semana Santa, fazendo memória aos últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo. A celebração da ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho. Para recordar esta passagem bíblica, as paróquias realizam a procissão de ramos, antes da missa. Após a missa, os ramos podem ser levados pelos fiéis para suas residências ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de Cinzas, no ano seguinte.


Divulgação


Na Catedral Metropolitana de Natal, serão celebradas três missas: às 7h, às 11h e às 19 horas.

Na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como via-sacra, ofício de trevas, missas e atendimentos de confissões.


Na quinta-feira, 06 de abril, às 8 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada a Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos), presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, com a participação de todos os padres da Arquidiocese.


Também, na Catedral, na quinta-feira, às 19h, será celebrada a missa da Santa Ceia; na sexta-feira, às 15h, celebração da Paixão do Senhor; no sábado, às 19h, Vigília Pascal; e, no domingo, dia 9, a Missa da Ressurreição será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.


A programação das celebrações da Semana Santa, nas demais paróquias está disponível no site www.arquidiocesedenatal.org.br.


Breve explicação sobre as celebrações da Semana Santa


DOMINGO DE RAMOS (02/04/2022)

Marca o início da Semana Santa. A procissão e bênção dos ramos, antes da missa, lembram a entrada de Jesus em Jerusalém, a caminho da paixão, morte e ressureição, conforme narram os Evangelhos.


MISSA DO CRISMA (06/04/2022)

Também conhecida como ‘Missa dos Santos Óleos’. Na Arquidiocese de Natal, tradicionalmente é celebrada na quinta-feira, às 8 horas da manhã. É presidida pelo arcebispo e concelebrada por todos os padres da Arquidiocese. Nessa celebração, são abençoados os óleos que serão utilizados, durante todo o ano, nos sacramentos da crisma, do batismo e da unção dos enfermos.


CEIA DO SENHOR (06/04/2022)

É a celebração que abre o Tríduo Pascal e, nela, acontece o rito do lava-pés, recordação do gesto de Jesus durante a última ceia, quando lavou os pés dos apóstolos. Celebra-se também a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. No final, os fiéis participam da transladação do Santíssimo Sacramento e permanecem em Vigília Eucarística.


PAIXÃO DO SENHOR (07/04/2022)

O único dia do ano em que não há celebração de missa, no mundo. A sexta-feira santa é dia de jejum e penitência. Desde o início da manhã, os fiéis visitam as Igrejas para rezar diante do Santíssimo Sacramento. À tarde, geralmente, a partir das 15 horas, acontece a celebração da Paixão do Senhor.


VIGÍLIA PASCAL (08/04/2022)

É a celebração da espera da vitória do Senhor sobre a morte. Inicia-se com a breve liturgia da luz, durante a qual se acende do círio pascal. Depois, seguem-se a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia Eucarística.


PÁSCOA DO SENHOR (09/04/2022)

Conforme o Salmo 117, “este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”. A Páscoa é a celebração da vitória da vida sobre a morte.



20 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page