top of page

Ebserh lança editais de residência médica com 217 vagas para RN

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou os editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024. Neste ano, os profissionais de medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.102 vagas, distribuídas em 3.157 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em todo o Brasil. Para o Rio Grande do Norte, estão sendo oferecidas 217 oportunidades em instituições de Natal e Santa Cruz.



Ebserh lança editais de residência médica, uni e multiprofissional com 217 vagas para o Rio Grande do Norte / Adriano Abreu


Ao todo, são diversos programas de 114 instituições que aderiram ao Enare. No Rio Grande do Norte, participam do exame as seguintes instituições: Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (com a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte como local de prática), Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh).

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comentou o dirigente da estatal responsável pelo certame.

Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia e do fato de o aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirmou.


Distribuídas entre Natal e Santa Cruz, estão sendo ofertadas 73 vagas nas modalidades uniprofissional e multiprofissional e 144 na modalidade residência médica (veja relação completa abaixo). A banca organizadora do certame é o Instituto AOCP, e o valor das inscrições é de R$ 310,00 para a área médica e R$ 195,00, para uni e multiprofissional.


Como se inscrever

O período para inscrição será de 23 de agosto a 14 de setembro. A aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais e cidades polos em 29 de outubro. Mais informações sobre a quarta edição do Enare estão disponíveis nos editais:

- Residência médica:



- Residências uni e multiprofissional:



Principal exame de residência do país, o Enare apresenta, para os candidatos, vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu.

Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição. Após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, seleciona o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada.




Tribuna do norte.

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page