top of page

Emissão da carteira de estudante é iniciada em Natal

A emissão da carteira de estudante para o ano letivo de 2023 começou a ser feita na unidade do Natal Card, localizada em Candelária. Para renovar ou solicitar uma nova carteira, basta ir até a unidade portando RG e CPF ou inserir os dados pelo aplicativo Meu NatalCard disponível para Android e IOS, e fazer a retirada na unidade. O valor para adquirir a carteira deste ano é de R$ 30 reais, incluindo a segunda via. Caso o estudante não esteja cadastrado, é necessário procurar a sua instituição de ensino e solicitar cadastramento ou a renovação, por exemplo, passado o ano letivo de 2022, a escola precisa atualizar os dados de todos os estudantes para comprovar a série/ano em que estão, o mesmo serve para o ensino superior. Só assim será possível que os alunos possam emitir novos cartões, válidos até 31 de março de 2024.



Reprodução


A carteira de 2022 está válida até o dia 31 de março deste ano. Depois que o prazo de validade passar, o cartão é bloqueado e não é possível fazer uso nos transportes urbanos da capital ou utilizar os benefícios como meia-entrada em cinema e afins. Atualmente, cerca de 100 mil estudantes estão cadastrados no sistema NatalCard, incluindo alunos de ensino fundamental, médio e superior, da rede pública ou privada. De acordo com a unidade de Candelária, a expectativa é que o número se mantenha nessa faixa com a chegada dos novos estudantes.


Depois que a carteira é emitida, é possível fazer a recarga tanto pelo app - com PIX, boleto bancário e cartão de débito ou crédito ou nas unidades espalhadas por Natal. Uma das principais delas está localizada em frente a parada do Circular Universitário, ao lado no Via Direta. Com recarga na unidade, o valor é disponibilizado na hora. Também é possível realizar recargas programadas online pelo aplicativo.


Em caso de roubo ou perda, o estudante por fazer o bloqueio do cartão em um prazo de até 48h úteis. Após o bloqueio, o cartão ficará completamente inutilizável e será necessária uma nova solicitação. Também é possível transferir os créditos, nesses casos.


Descontos e promoções exclusivas fazem parte das vantagens, como entrada em eventos, cinemas, teatro, jogo e shows. Existe ainda o Clube de Descontos, que oferece descontos em estabelecimentos parceiros tanto na capital, quanto Região Metropolitana, em diversos segmentos, como acessórios, alimentação, beleza, clínica, educação, vestuário e até academia.


Em alguns lugares, os descontos chegam a 30%. Estabelecimentos como o Pitsburg e a Burnfit estão entre os parceiros. O estudante, Gabriel Mascena, 21, é um dos que aproveita. “Além de baratear a locomoção e fornecer descontos em lojas e departamentos, eu acredito que a carteirinha é um símbolo de inclusão social também, porque permite que o estudante se insira em lugares e consuma coisas que talvez não tivesse condições”, afirma.


Já para a estudante Amanda Oliveira, 20, o essencial é utilizar para a meia passagem no transporte, já que precisa pegar mais de um ônibus para entre casa e trabalho “Eu uso mais para ônibus. Tá bem difícil para mim porque eu pego muito ônibus”, afirma. Essa é a mesma história de Bruna Maria Marcolino, 25, que mora na Zona Norte de Natal, mas estagia na Zona Sul. “Fica melhor, porque eu comecei a estagiar aqui, mas preciso ir para a Zona Norte todos os dias”, diz.


Para ter direito apenas a meia passagem, o aluno pode optar pelo Cartão do Estudante, que é confeccionado nos postos de vendas do NatalCard, com a primeira via gratuita e a segunda no valor de quatro tarifas vigentes. Para ter acesso, é necessário estar cadastrado no ieegratuito.com.br e apresentar CPF e documento com foto.


Número

R$ 30 - Custo da carteira de estudante 2023




Com informações da Tribuna do Norte.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page