top of page

Enem 2022: inscrições abertas nesta terça-feira(10)

Começam hoje (10/05) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes que sonham em fazer um curso superior e pretendem ter acesso às principais universidades e faculdades públicas e privadas, já podem se inscrever no ENEM, pois as inscrições estão abertas no período de 10 a 21 de maio de 2022. Também, podem ser feitas por treineiros, que são os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas querem conhecer as provas para irem se inteirando das dificuldades que o exame pode oferecer, portanto fazem as provas como teste.

As inscrições devem ser realizadas através do endereço eletrônico (enem.inep.gov.br/participante). Para os participantes que não obtiveram isenção na taxa de inscrição, porque tiveram o indeferimento do pedido ou por não a terem solicitada, deverão pagar a taxa no valor de R$ 85,00, que poderá ser feito até o dia 27 de maio. Deve-se ressaltar que, para os participantes não isentos de taxa, a participação no exame só será assegurada após a confirmação do pagamento.

Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inovou em alguns aspectos, já que possibilita o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito, sendo que, nesta última modalidade, pode ser parcelado, facilitando a vida dos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além dos novos formatos de pagamento, os interessados terão, a disposição, o mecanismo tradicional via boleto bancário, gerado na página do participante e pago em quaisquer bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários e agências dos Correios.

Os interessados que conseguiram a isenção da taxa, não precisam pagar taxas, porém devem efetivar a inscrição na página do participante.

Mesmo diante dos benefícios trazidos para o Enem 2022, é importante, também, que os participantes fiquem atentos às cobranças de taxas administrativas na novas modalidades de pagamento (PIX e cartão de crédito). A Assessoria de Comunicação Social do Inep informa que “após realizar o processo, os participantes têm até o dia 27 de maio para pagar a taxa de inscrição. Pela primeira vez, o valor poderá ser pago por PIX e cartão de crédito. Para a segunda opção, o pagamento será feito por meio de prestador de serviço (Mercado Pago ou PicPay) e haverá cobrança de taxa administrativa no valor de R$ 2,54 (2,99%). (...) “o pagamento via cartão de crédito, o qual poderá ser parcelado, é uma opção gerenciada pelas prestadoras de serviço que fazem o repasse do valor.” Por fim, reforça “já o pagamento via PIX deve ser realizado por meio do QR code ou do código gerado na Página do Participante. Vale lembrar que não será aceito pagamento do boleto por meio de cartão de crédito nem pagamentos via PIX com o CNPJ do Inep”.


Outras novidades


O Enem 2022 possibilita que o participante que já tenha o seu nome social cadastrado na Receita Federal e queira ser reconhecido e tratado socialmente por sua identidade de gênero, no momento da inscrição no exame, já pode se identificar pelo nome social. Devendo, para tanto, confirmar tal condição na página do participante, no período de 23 a 28 de junho de 2022. Quanto aos interessados que queiram ser reconhecidos pela identidade de gênero, mas ainda não têm nomes sociais cadastrados na Receita Federal, o Inep, por intermédio da Assessoria de Comunicação Social, informa

As provas do Enem 2022, tanto nas versões impressa como digital, terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. Serão realizadas no mês de novembro, em dois domingos consecutivos, para os formatos digital e impresso, assim distribuídos:


- 13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

- 20/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 5 de Ciências da Natureza.



2 visualizações0 comentário
bottom of page