top of page

Europa apura se sabotagem causou vazamento em gasoduto russo



As forças armadas da Dinamarca divulgaram nesta terça-feira (27/09) um vídeo mostrando bolhas subindo para a superfície do Mar Báltico acima dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, e disseram que o grande vazamento de gás havia causado perturbação na superfície de mais de 1 quilômetro de diâmetro.


A Europa está correndo para investigar possíveis sabotagens por trás de vazamentos repentinos e inexplicáveis nos dois gasodutos russos, infraestrutura no centro de uma crise energética desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

A Autoridade Marítima da Suécia emitiu um aviso sobre dois vazamentos no gasoduto Nord Stream 1, um dia depois que um vazamento no oleoduto Nord Stream 2 foi descoberto e que levou a Dinamarca a restringir o transporte e impor uma pequena zona de exclusão aérea.

Ambos os gasodutos foram protagonistas em uma crescente guerra energética entre capitais europeias e Moscou, o que elevou o preço do gás subindo e desencadeou uma caça ao fornecimento de energia alternativa.


Nenhum dos gasodutos estava enviando gás para a Europa no momento em que os vazamentos foram encontrados, mas os incidentes podem acabar com qualquer expectativa remanescente de que a Europa poderia receber gás via Nord Stream 1 antes do inverno.


G1


1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page