top of page

Fecomércio prevê até 7 mil novos empregos temporários para o fim do ano no RN

Instituto Fecomércio indica que setor de serviços será o que mais irá empregar entre os meses de outubro a dezembro por conta das vendas de fim de ano.



Rua no centro de Natal (RN), Cidade Alta, comércio, calçada, movimentação — Foto: Alex Régis


O Rio Grande do Norte deve gerar até 7 mil novas vagas temporárias de emprego entre os meses de outubro e dezembro deste ano. É o que prevê o Instituto da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio) em uma análise divulgada nesta segunda-feira (25). As contratações são voltadas para as vendas de final de ano.


De acordo com a Fecomércio, o setor de Comércio deve contratar até 3 mil pessoas. Já o setor de Serviços pode chegar a 4 mil novos trabalhadores neste fim de ano.

“Cerca de 60% desses novos postos de trabalho são para o mercado formal, ou seja, com carteira assinada. Uma grande oportunidade para aqueles que estão buscando emprego, conquistem uma vaga e se firmem nas empresas", projeta o presidente do Sistema Fecomércio do RN, Marcelo Queiroz.


"O restante estará dividido entre empreendedores por conta própria e contratos em regimes especiais, como intermitentes, por exemplo”, completou.


A Federação prevê também que isso vai impulsionar um crescimento de até 9% no setor de serviços do RN em 2023. Já as vendas do comércio deverão ter um aumento tímido, fechando 2023 entre 1% e 1,3%, aponta a Fecomércio.


“É um crescimento pouco expressivo, mas observamos uma mudança no comportamento do consumidor. Hoje o cenário é de um poder de compra baixo, então é comprado o essencial, buscando sempre economia. Isso prova o aumento das vendas nos atacarejos de 9,8%, por exemplo”, disse Queiroz.


Entre as dicas dadas pela Fecomércio para se colocar no mercado de trabalho neste momento é buscar capacitação, ter disponibilidade e experiência no segmento.


Para Raniery Pimenta, diretor regional do Senac - que oferece oportunidades de emprego e capacitação através do Senac Carreiras -, as vagas de fim de ano aparecem de forma mais segura para quem está preparado.


"Além do interesse e ter vontade de trabalhar, é essencial que o candidato a uma vaga de emprego busque qualificação profissional" explicou.



G1 RN.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page