top of page

Festa de Santa Rita de Cássia 2022 em Santa Cruz

Nesse domingo (22), devotos e devotas de Santa Rita de Cássia puderam reviver e comemorar a festa da padroeira de Santa Cruz, que é celebrada no dia 22 de maio.


Em decorrência da pandemia da Covid-19, o evento não pôde ser realizado presencialmente nos últimos dois anos (2020 e 2021), mas neste ano, felizmente, a paróquia de Santa Cruz celebrou a festa em homenagem a sua padroeira Santa Rita de Cássia.


A festa de Santa Rita de Cássia 2022 teve extensa programação religiosa e sociocultural, que se iniciou no dia 13 de maio e se encerrou no último domingo(22). Neste ano, com o tema “Com Cristo, Santa Rita nos ensina a verdadeira caridade e o lema: “Meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu”, o evento religioso foi assistido por milhares de fiéis.


A programação religiosa foi bastante extensa, com novenas, quermesse, shows e, em especial com a celebração das Missas da Coroa e missa de encerramento, ambos os eventos com grande número de devotos.


Além da programação religiosa, os fiéis ao visitarem o Santuário de Santa Rita, também participaram da parte sociocultural promovida pela comissão do evento, tais como apresentação musical, festival gastronômico e feira de artesanato. Também visitaram as belezas artística, cultural e religiosa expostas na Estátua de Santa Rita de Cássia, um verdadeiro monumento que compõe o Santuário e que é administrado pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Arquidiocese de Natal.

Em 2022, certamente pelo retorno presencial às celebrações religiosas, uma multidão de fiéis compareceu ao encerramento das comemorações alusivas ao dia de Santa Rita de Cássia. Os fiéis lotaram o Santuário de Santa Rita de Cássia, pois, além da população local, vieram muitas caravanas da mais diversas regiões do Rio Grande do Norte e do Nordeste.


O evento foi transmitido por várias emissoras de rádio, tais como rádio Santa Cruz AM, FM 91.9 (Rádio Rural de Natal) e compartilhado pelas ferramentas disponibilizadas nas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagran, Twitter) e outros aplicativos.



A festa e a mobilização na economia de Santa Cruz


A festa de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, além dos aspectos religioso e sociocultural, mobilizou a economia da cidade e fez circular renda. Pode-se considerar que a Festa de Santa Rita de Cássia é o principal evento do turismo religioso de Santa Cruz e um dos maiores do Estado do Rio Grande do Norte.


As festividades religiosas sempre interferem diretamente na vida da comunidade local, influenciando diretamente não só na economia e geração de renda, mas nos hábitos, costumes, crenças e no aguçamento do sentimento religioso das pessoas.


Importante que não se pode deixar de mensurar o grau de mobilização da população local, com o envolvimento na realização da festa, com participação em novenas, nas bênçãos, nos leilões, formação de barracas, cavalgadas, missas e na procissão como ato de encerramento. Ademais, tem o investimento que os peregrinos vindos de outras cidades e até de Estados diferentes fazem ou deixam para o Município de Santa Cruz, já que se tornam consumidores de alimentos e de prestação de serviços, com retorno de renda para a cidade anfitriã.



Da transmissão


O evento foi transmitido por várias emissoras de rádio, tais como a Rádio Santa Cruz AM e a FM 91.9 (Rádio Rural de Natal) e transmissão ao vivo nas redes sociais da própria Paróquia (YouTube, Facebook, Instagram, Twitter).



Imagem: Adriano Neto.

46 visualizações1 comentário
bottom of page