top of page

Final do Super Matutão entre Extremoz e Arez será na Arena das Dunas


Foto: George Fernandes


O grande dia está marcado: a final do Super Matutão 2022 será no dia 5 de outubro (quarta-feira) às 20h na Arena das Dunas. O duelo entre as seleções de Arez e Extremoz acontecerá no gramado do palco de Copa do Mundo em jogo único para decidir quem leva a taça José Vasconcelos da Rocha. As seleções finalistas dividirão a premiação, com três motos para o primeiro lugar e uma moto para o vice-campeão. Os ingressos serão vendidos na hora, na bilheteria da Arena, pelos valores de R$10 e R$5 (meia). A transmissão ao vivo será pelo canal da Band RN no YouTube.


Na edição 2022, 26 equipes representantes de municípios potiguares participaram do maior torneio de futebol amador do RN. Com o objetivo de revelar novos talentos, o torneio já teve jogadores contratados por clubes profissionais do estado. Os municípios participantes realizaram jogos com grande participação do público, com movimentação das torcidas e do comércio local.


Todas as rodadas do Super Matutão 2022 tiveram um jogo transmitido ao vivo pela Internet na plataforma YouTube, seja pelo canal da TV FNF ou da Band RN. O torneio alcançou o pico de mais de 7 mil visualizações em uma só transmissão, com grande participação das torcidas nas redes sociais.


Segundo o pesquisador do futebol potiguar, Marcos Trindade, a competição teve início na década de 60, mas depois acabou e só voltou a ser disputada a partir de 1971, quando ganhou notoriedade sendo organizada pelo jornalista Everaldo Lopes, com a chancela da FNF. Um dos maiores campeões do torneio foi a equipe do Centenário de Parelhas, conquistando as edições de 1988, 1989 e 1990.


Já naquela época, Everaldo Lopes previa que aquela seria uma das maiores competições entre equipes amadoras do interior do Brasil, chegando a ser disputado por 80 equipes. A competição resistiu até o final da década de 90, quando os representantes das cidades começaram a querer dar um viés profissional às suas equipes, pagando os atletas atrás de formar verdadeiras seleções para chegar ao título. A conta foi ficando cara e as prefeituras com dinheiro limitado não conseguiram mais arcar com os custos do futebol.

O campeonato revolucionou o interior do RN e também conseguiu lançar ao mercado do futebol profissional nomes como Souza, que defendeu o selecionado de Itajá numa equipe que contava ainda com Bebeto, Zé Ivaldo, Sinha, um jogador que fez sucesso e chegou a integrar a Seleção do México . Essa tradição foi quebrada após vinte anos, depois que a característica amadora da disputa foi perdida.

Os finalistas

AREZ - A seleção arezense chega à final com seis vitórias, um empate e uma derrota. Com 17 gols, derrotou nas quartas de final o líder em saldo de gols, a equipe de Mossoró, que marcou 24 vezes nas seis partidas disputadas no torneio. Venceu a semifinal contra São Tomé por 3 a 1 no placar agregado.

EXTREMOZ - A seleção eliminou a última vencedora do torneio, a equipe de São Gonçalo do Amarante, logo na primeira fase. Superou Macaíba, Santa Cruz e na semifinal, a seleção de Jandaíra, de quem venceu por 6 a 0 no placar agregado.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page