Foto: Semurb/Divulgação
Durante o último fim de semana, a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) intensificou as ações de vistoria em diversas regiões de Natal visando garantir o cumprimento das normas ambientais e o ordenamento urbano. As atividades resultaram em notificações e apreensões tanto na Orla da capital quanto nos eventos pré-carnavalescos.
No domingo (4) pela manhã, a equipe se deslocou para a orla da Redinha e foram encontradas algumas alterações. Cerca de quatro responsáveis por pontos estacionários foram flagrados com guarda-sóis excedentes ao número permitido. Como medida preventiva, o material excedente foi apreendido pelos fiscais e os estacionários foram autuados.
À tarde a fiscalização se estendeu à zona Leste, onde foi investigada uma denúncia sobre um evento com estrutura e trio elétrico em desacordo com as normas. Embora não tenha sido identificada a irregularidade durante a vistoria, registros em redes sociais confirmaram a presença do trio no evento. De acordo com o supervisor do plantão da fiscalização, Felipe Oliveira, ao fazer isso, o responsável pelo evento pode colocar em risco os participantes do evento por não ter tirado Autorização com a previsão dessa estrutura e a pasta vai autuar os responsáveis pela organização.
Já no sábado (3) pela manhã a equipe percorreu a extensa faixa de areia de Ponta Negra, mas não foi identificada qualquer irregularidade passível de autuação, todavia seis pontos de apoio foram notificados. As irregularidades estavam relacionadas à ausência de lixeiras e à presença de materiais que excedem os limites permitidos.
À tarde a fiscalização esteve monitorando os eventos de grande porte, ou seja com maior concentração de público, nas zonas Leste, Oeste e Sul. A maioria estava em conformidade com as normas estabelecidas, com exceção de um evento no bairro das Quintas. “Neste caso, a estrutura e o equipamento de som eram desproporcionais ao tamanho do evento e consequentemente em desacordo com a autorização. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar, lavraram um Auto de Infração com previsão de multa, a situação foi imediatamente reparada pelos produtores e o evento pode continuar”, informou Oliveira. Foram expedidos, segundo ele, 22 autorizações ambientais para eventos temporários em áreas públicas.
Tribuna do Norte.
Comentarios