Damião Marques está entre os 12 artistas do Rio Grande do Norte na exposição. Foto: DIVULGAÇÃO
No mês de agosto a cultura popular brasileira ganha a evidência que merece graças à celebração ao folclore. No dia 22 (quinta), às 19h, será aberta a exposição coletiva “Folclore do RN 2024”, no Bardallos Comida e Arte, Cidade Alta. Reunindo trabalhos de 12 artistas visuais locais, de variadas técnicas, estilos e materiais, a mostra exibe diversas facetas do folclore potiguar. A exibição ficará aberta durante um mês.
A coletiva apresenta obras de 12 renomados artistas locais: Anartista, Antônio Câmara, Cowmila Wanderley, Damião Marques, George Azevedo, Janawan Wanderley, João Maria Alves, Lucas MDS, Luíza Araújo, Olympia Bulhões, Valderedo e Wendell Batista. Além desses, a mostra contará com a participação especial dos convidados Djalma Paixão e Genildo Mateus.
Através das obras, o visitante poderá ver representações da cultura local como a dança dos caboclos do município de Luiz Gomes, os belos congos de combate, o colorido boi de São Gonçalo, entre outros. Os visitantes poderão apreciar uma rica diversidade de técnicas artísticas, incluindo xilogravura, mosaico, colagem, grafite, naïf, fotografia, bonecos, esculturas, acrílica, aquarela e óleo.
Cada obra é uma homenagem à riqueza cultural e às tradições folclóricas do Rio Grande do Norte, refletindo as variadas formas de expressão que compõem o patrimônio imaterial da região. Para Ricardo Nelson, que fez a curadoria, a exposição é uma oportunidade imperdível para os amantes da arte e da cultura potiguar.
“Além de promover o talento dos artistas locais, a mostra ressalta a importância de preservar e celebrar o folclore nordestino, especialmente no mês de agosto, dedicado a essas tradições tão enraizadas na identidade do povo brasileiro”, afirmou Nelson. A exposição estará aberta à visitação de domingo a terça-feira, das 11 às 15h, e de quarta a sábado, das 11 às 15h e das 17h até meia-noite.
Foto: Divulgação
Agosto do folclore
“A Gosto do Folclore” é a programação oficial do governo do estado para celebrar o mês folclórico. As festividades têm como tema os 125 anos do nascimento de Luís da Câmara Cascudo, 76 anos da Comissão do Folclore, 70 anos do Dicionário do Folclore Brasileiro, e 17 anos do Registro do Patrimônio Vivo (RPV) do RN. A programação seguirá até 30 de agosto, com direito a exposições simultâneas, roda de conversa, cortejo folclórico, e atividades em escolas estaduais.
Entre os destaques da programação, no dia 22 terá Rimas Potiguares e Boi Pintadinho na Pinacoteca, às 15h; Grupo Rendeiras da Vila em frente à Igreja São João, em Ponta Negra; na Escola Winton Churchill, na Cidade Alta, presença de artistas circenses, demonstração de xilogravura, literatura de cordel, bailarinos do EDTAM, e grupo Folia de Rua; e Grup Araruna na Escola Alberto Torres, às 13h.
Foto: Divulgação
A Galeria Newton Navarro, na sede da FJA, estará recebendo peças do arquivo da Pinacoteca do estado até o dia 30; dias 26 e 27, os barquinhos de Santos Reis estarão na Escola Dinarte Mariz; até o dia 30, o acervo do Projeto Chico Traíra de Cordel estará na Livraria Manimbu; e até o dia 23 a História dos Festejos Juninos estarão em cinco escolas estaduais da Cidade Alta, Bom Pastor, Felipe Camarão, Ponta Negra e Petrópolis.
Serviço: Exposição “Folclore do RN 2024”. Abertura dia 22, às 19h, no Bardallos, Cidade Alta.Programação “A Gosto do Folclore”, até 30/08 galerias, ruas e escolas da Grande Natal.
Tribuna do Norte
Comments