IFRN publica edital de inscrições para o ProITEC 2022


Foto (G1 RN): Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Nessa Sexta-feira (20), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou o Edital nº 19/2022, com informações sobre a abertura de inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Científica (ProITEC) 2022, no período de 23 de maio a 16 de junho deste ano.


O Programa é um curso de formação criado pelo IFRN com a finalidade de oferecer suporte à aprendizagem de estudantes de escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, que desejam ingressar nos cursos técnicos inteagrados (ensino médico e curso técnico). Trata-se de um curso de formação inicial e continuada oferecido na modalidade Educação a Distância (EaD), com carga horária de 160 horas, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania e alcança todas as unidades do Instituto Federal no RN.



Requisitos para as inscrições


Poderão participar ProITEC os alunos que:

a) estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, EXCLUSIVAMENTE, em escola da rede pública de ensino.

b) tenham cursado TODO o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), EXCLUSIVAMENTE, em escola da rede pública de ensino.

Interessante ressaltar que, para fins da definição de rede pública de ensino, o Edital esclarece que “Compreendem a rede pública de ensino somente as escolas públicas municipais, estaduais e federais, mantidas exclusivamente pelos municípios, pelos estados da federação brasileira ou pela união. “(...) Estudantes de escolas públicas que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino fundamental, ou que houver cursado séries de ensino fundamental em Escolas Comunitárias, Escolas Filantrópicas e/ou Escolas Cenecistas, não gratuitas ou similares, ainda que com a percepção de bolsa de estudos, NÃO se enquadram dentre os que poderão participar do ProITEC, 3.2 Não há limite de vagas oferecidas para o ProITEC”.


Das inscrições no ProITEC 2022


As inscrições estarão abertas no período de 23 de maio a 16 de junho de 2022. Serão feitas exclusivamente via internet, na área do candidato, na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), através do sítio https://inscricoes.funcern.org.

O aluno que não tiver acesso à internet poderá fazer a sua inscrição em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital. O candidato (ou responsável legal, para menores de 18 anos) é responsável exclusivo pelas informações prestadas no formulário de inscrição.

Os candidatos que desejarem ser identificados por NOME SOCIAL devem fazer essa solicitação mediante requerimento de atendimento especial através do e-mail inscricoesifrn@funcern.br durante o período de inscrição previsto no Anexo IV deste Edital. 5.1

Documentação necessária


- UOs candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, até o dia 17 de junho deste ano. Para solicitar isenção de pagamento da taxa, deve-se preencher o formulário de requerimento de isenção, na Área do Candidato, também no sítio da Funcern, de 23 deste mês de maio a 9 de junho.

ma foto 3x4 recente;

- Documento de identificação (fotocópia e original);

- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);

- Certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original), conforme modelo no Anexo III do Edital;

- Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original);

- Conforme o Edital nº 19/2022, os estudantes homologados e matriculados no PorITEC estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo de cursos técnicos integrados, para ingresso em 2023.



Material didático e avaliação


Os candidatos homologados no ProITEC 2022 receberão, como material didático, um livro texto para subsidiar seus estudos. No ato de inscrição, o estudante deverá indicar em qual formato deseja receber o material: físico ou virtual. Todos os participantes receberão o material virtual. Para os que optarem também pela versão física, a entrega ocorrerá de forma presencial, no Campus do IFRN selecionado.


A avaliação do programa ocorrerá de forma presencial. Composta por 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, com base nos conteúdos do Ensino Fundamental.

A prova será realizada, presencialmente, no Campus do IFRN selecionado na inscrição, no dia 25 de setembro de 2022, no horário das 13h às 17h.

Preparação para o Exame de Seleção


Através do conteúdo dos cadernos de estudo e da prova realizada, o ProITEC funciona também como uma preparação para o Exame de Seleção do IFRN, processo seletivo que dá entrada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Todos os estudantes inscritos no ProITEC devem se inscrever também no Edital do Exame de Seleção, que deve ser publicado no dia 26 de setembro de 2022.


Os candidatos devem acompanhar o cronograma com as etapas da seleção promovida pelo IFRN em parceria com a Funcern, acessando o Edital.

13 visualizações0 comentário