Estátua religiosa e estrutura localizada às margens do Rio Potengi, em Natal, passarão por reforma.
Imagem da Padroeira de Natal é retirada da Pedra do Rosário em Natal — Foto: Reprodução
A imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, foi retirada da Pedra do Rosário, às margens do Rio Potengi, na quinta-feira (8), para passar por uma restauração.
Além da imagem, a própria estrutura local, que normalmente recebe celebrações religiosas, também deverá passar por uma reforma, segundo confirmou a Secretaria de Infraestrutura do município.
A retirada da imagem sacra foi acompanhada por técnicos do município, funcionários da empresa contratada pela prefeitura e pelo autor da escultura, Emanoel Câmara, que fez a obra há 20 anos.
"Ela vai ser levada para a Funcarte. É lá onde vai haver a restauração da imagem, que vai levar em torno de 30 dias. É uma peça que nunca foi restaurada, está direto no sol ou na chuva, então será preciso escovar, limpar, observar se tem fissura na pedra. Eu acredito que não tem (fissura), porque é uma pedra bruta, pedra calcária, pesa 700 quilos. Se não tiver condições de restaurar ela, a gente não vai levar ela de volta e vamos fazer outra, porque seria perigoso", explicou o artista.
A obra de cerca de 30 dias também prevê restauração do pilar, onde a imagem da padroeira foi instalada. Além disso, será feita a derrubada de uma laje instalada no local.
De acordo com a prefeitura, existe um projeto para revitalizar o espaço criando um mirante de frente para o Rio Potengi com uma passarela por cima da avenida, para ligar o local a alguns imóveis, onde deverão funcionar bares e restaurantes.
"A gente já tinha feito essa análise da laje aqui por trás da escadaria e foi percebido que um reforço estrutural não seria viável, uma vez que existe um projeto de urbanização aqui da área da Pedra do Rosário. Então a gente optou pela demolição e a retirada do material e em seguida a Sempla já está conduzindo essa parte da urbanização", afirmou Lucas Pinheiro, diretor de conservação da Secretaria de Infraestrutura.
Parte da imagem da Padroeira de Natal caiu de cima do pilar em março deste ano. Uma das mãos da estátua despedaçou-se ao cair no chão. Parte da estrutura onde anualmente a padroeira é celebrada já estava interditada ao público desde 2019, por risco de acidentes.
No final de 2021, a prefeitura realizou uma solenidade em frente ao monumento, às margens do Rio Potengi, e o prefeito Álvaro Dias (PSDB) anunciou um projeto de revitalização, que seria realizado em parceria com o governo federal.
Por g1 RN
Comments