top of page

Lideranças do comércio destacam união das entidades no 38º CNSE

A 38ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) começou na noite desta quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Natal. Esta edição destaca a união das entidades sindicais, bem como o futuro do sindicalismo patronal, além de contar com a participação de aproximadamente 1,2 mil empresários que atuam em entidades vinculadas ao Sistema Comércio de todo o Brasil. O evento segue até esta sexta-feira (11) com palestras, oficinas, debates, reuniões técnicas e encontros temáticos.



Cerimônia de abertura ressaltou a importância do congresso anual / Divulgação


Promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), a 38ª edição tem o tema “Fortalecer sindicatos é preparar as empresas”. Para o presidente da Fecomércio RN e 1º diretor administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Queiroz, o destaque é para a união das entidades sindicais que enviaram representantes ao evento.


“Somos um estado federativo com especificidades das mais variadas, porém enfrentamos os mesmos desafios. Por isso, nosso encontro é também uma grande celebração da resiliência e do profundo impacto que o setor produtivo tem no desenvolvimento do nosso país. Em busca de soluções modernas e inovadoras, o 38º CNSE será pautado pelo que há de mais atual e relevante no universo do comércio e do segmento empresarial”, afirmou o presidente da Fecomércio RN”, disse em discurso de abertura.

Para o presidente do Sindilojas RN, Gilberto Costa, as atividades do evento são uma forma de aumentar o impacto e o alcance da atuação dos sindicatos. “Precisamos despertar, dentro do meio empresarial, a importância de um sindicato forte e efetivamente representativo. É com esse intuito que estaremos reunidos nestes próximos dias em um encontro que será produtivo e que certamente contribuirá para que estejamos cada vez mais conectados”, ressaltou.

O CNSE é um evento anual, realizado sempre por um sindicato patronal que atua junto ao setor terciário, nas principais capitais do comércio do país. Essa é a segunda vez que o Rio Grande do Norte recebe o congresso – já que, em 2012, Natal também foi palco do 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviço e Turismo.

A realização de mais uma edição do encontro em terras potiguares também foi exaltada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, que representou a entidade nacional. “Após ancorar em várias cidades deste vasto país, o CNSE retorna, após um intervalo de 11 anos, a Natal, localizada na esquina do continente, lugar acolhedor que tem no comércio, serviços e turismo a base pulsante de sua economia, da geração de empresas e oportunidades de empregos” destacou.


Programação

Nesta quinta-feira (10), os convidados participarão de palestras sobre os desafios da economia, a reforma sindical e o julgamento do tema 1046 pelo STF; além de comissões temáticas para discutir negociações coletivas e outros temas de interesse.


Na sexta-feira (11), o evento recebe debate sobre a reforma trabalhista; momento dedicado às tendências e oportunidades do varejo, com o economista Gil Giardelli; e palestra motivacional ministrada pelo escritor e influenciador Marcos Rossi.


Durante a sexta-feira (11), os autores dos melhores trabalhos inscritos em cada categoria serão premiados pela organização do congresso.




Com informações da Tribuna do Norte.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page