top of page

Manchas escuras aparecem em praias da Grande Natal; entenda


Praias de Natal e da região metropolitana apresentam manchas escuras na água — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Uma coloração mais escura na cor do mar deixou em alerta banhistas, surfistas e pescadores da região metropolitana de Natal desde o último domingo (23).


Muitas pessoas acharam que as praias do Litoral Leste poderiam estar contaminadas com óleo, mas o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema) explica é que as manchas são reflexo da proliferação de microalgas.

Em Natal, um dos trechos com a água mais escura fica na Via Costeira. Mesmo do calçadão, é possível perceber a coloração diferente na água.

Segundo o biólogo do Idema Tiego Costa, que é gestor da área de proteção ambiental de Genipabu, o fenômeno foi causado pela proliferação de microalgas que, quando se acumulam na beira da praia, morrem, ficam esverdeadas e com mau cheiro.


Ainda de acordo com o especialista, essa proliferação é natural e depende de vários fatores ambientais e atmosféricos, como correntes marítimas e ventos.


Embora ele considere que o fenômeno não seja perigoso como um derramamento de óleo, as pessoas devem evitar tomar banho nos trechos mais afetados, porque podem ter irritação na pele.


Microalgas ficam com tom esverdeado, após morrerem, segundo explicou biólogo — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi



Por G1 RN

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page