top of page

Marinha abre inscrições para concurso de redação para alunos do fundamental, médio e EJA

Marinha do Brasil (MB) divulgou, nesta segunda-feira (14), o concurso de redação da Operação “Cisne Branco” (OCB)/2023. O certame tem o objetivo de selecionar os melhores trabalhos por escola e por cidade, dentro da área de jurisdição do 3º Distrito Naval, localizado na Rua Coronel Flamínio, 100, Santos Reis, Natal, além de ter alcance nacional. Os interessados devem elaborar um texto dissertativo (escrito a mão) sobre um tema ligado à Marinha. A inscrição no concurso ocorre mediante a entrega da redação, até o dia 28 de setembro, na sede do do 3º Distrito Naval.

Marinha abre inscrições para concurso de redação para alunos do fundamental, médio e EJA


O concurso é direcionado às escolas públicas e particulares, com proposições diferenciadas para o ensino fundamental e médio. Poderão participar da OCB/2023 os alunos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio, bem como alunos provenientes do ensino de Jovens e Adultos (EJA).


Temas das redações


Os estudantes, que pretendem participar do concurso, devem escrever as dissertações sobre os seguintes temas:


- Para os alunos do Ensino Fundamental: “A participação da Marinha na Independência do Brasil”;

- Para os alunos do Ensino Médio: “Poder Naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar”.


Premiação: A premiação ocorrerá da seguinte forma: 1 - Primeiros colocados do Ensino Fundamental e Médio em nível nacional: 1 (um) notebook cada e uma visita ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhado dos respectivos responsáveis; 2 - Primeiros colocados do Ensino Fundamental e Médio em nível distrital: prêmio do Comando do Distrito Naval e Troféu “Cisne Branco”; 3 - Primeiros colocados do Ensino Fundamental e Médio em nível municipal: prêmio a ser estabelecido pelo respectivo Distrito Naval; 4 - Primeiro, segundo e terceiro colocados de cada estabelecimento de ensino: medalhas de ouro, prata ou bronze; e diploma; 5 - Escolas, empresas e professores que, de alguma forma, apoiarem a Operação “Cisne Branco”: diplomas, a critério dos Distritos Navais.


No Rio Grande do Norte, os candidatos podem tirar dúvidas por meio do telefone: (84) 3216-3008 ou do e-mail: diego.oliveira@marinha.mil.br.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page