top of page

Matrículas para estudantes da rede municipal com deficiência e altas habilidades abrem dia 10

Iniciam nesta quinta-feira (10), e vão até o dia 4 de dezembro, as inscrições para a matrícula antecipada para o ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino de Natal para alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, interessados em estudar em uma das 146 unidades escolares e nas modalidades oferecidas na Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (1º ao 9º) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Atualmente, estão matriculados 2.028 alunos na rede municipal que se encaixam nesse perfil. Foto: Manoel Barbosa/SME


Atualmente, estão matriculados 2.028 alunos na rede municipal que se encaixam nesse perfil.


Todo o processo de matrículas vai ser realizado no Sistema de Matrícula Online que está disponível aqui.


A matrícula antecipada tem como objetivo principal priorizar e garantir a vaga das crianças com deficiência na Rede Municipal, considerando as especificidades, para que assim possam ser organizados os espaços físicos e pedagógicos, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem destes estudantes.


No ato da inscrição, é fundamental a comprovação por meio de documentação (diagnóstico clínico) da condição informada de deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação – original e cópia, ou em caso de processo de avaliação diagnóstica apresentar declaração, parecer, relatório médico ou de outro profissional da saúde, Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE, Plano Educacional Individualizado – PEI (de estudante que esteja sob essa condição). No caso de estudantes gêmeos, o responsável deverá cadastrar o seu CPF para os dois, já que a concessão da vaga para um, garantirá automaticamente a vaga para o irmão gemelar.


A pré-matrícula para estudantes que se encaixam nestas condições e que estão fora da escola ou advindos de outras redes de ensino estará disponível a partir da zero hora do dia 10 de novembro até 4 de dezembro, no referido portal. Caso os responsáveis estejam impossibilitados de acessar a internet, as unidades de ensino estarão disponíveis para oferecer suporte técnico no horário de expediente.

A publicação do resultado de vagas concedidas aos novos estudantes vai ser disponibilizada no dia 7 de dezembro no Sistema de Matrícula Online. Os familiares ou responsáveis pelos estudantes que tiveram suas vagas concedidas deverão comparecer na unidade de ensino, apresentando todos os documentos necessários para a matrícula, a partir do dia 7 até o dia 12 de dezembro. Se não houver o comparecimento no período estabelecido a vaga será disponibilizada para outro estudante.


Atualmente, estão matriculados no ano letivo de 2022 na Rede Municipal de Educação de Natal 2.028 estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.


Para mais informações ou dúvidas, a Comissão de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação está disponível no telefone (84) 3202-5139 ou 3232-4716, das 8h às 16h, de segunda à quinta-feira e, das 8h às 13h, na sexta-feira, e ainda pelo e-mail matricula.sme@edu.natal.rn.gov.br.




Por Tribuna do Norte

4 visualizações0 comentário
bottom of page