O 265º Papa da Igreja Católica, Bento XVI, morreu hoje (31) em sua residência no Estado do Vaticano.
Benedicto XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger, originou-se de Marktl am Inn, na Alemanha. O Papa cresceu em uma família bastante modesta, seu pai era comissário da Polícia e sua mãe antes de casar era cozinheira.
Em sua infância, não viveu tempos bons. Vivera em tempos nazistas e a sua família o educou rigidamente para enfrentar essa realidade. Os nazistas mantinham uma relação bastante hóstil com a Igreja Católica, e por isso, o jovem Ratzinger presenciou o seu Pároco sendo açoitado antes de uma Missa.
Essa vivência o fez perceber a verdadeira beleza e verdadeira fé em Jesus Cristo.
Em 1939, Joseph teve a sua primeira experiência com o seminário, dando o seu primeiro passo rumo a sua vocação. Aos 16 anos ele foi chamado a servir nas forças armadas pelo seu País, após alguns contrapontos voltou da guerra e finalmente pode continuar os seus estudos no seminário.
Ordenou-se Sacerdote no dia 29 de junho de 1951 e logo após começou a lecionar na Escola Superior de Freising.
Aos 50 anos, o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo de Monique e Freising em 1977. Ainda no ano de 1977 foi criado Cardel sob o título Presbiteral de Santa Maria da Consolação no Tiburtino.
Bento XVI participou do conclave que elegeu João Paulo I e João Paulo II. Com a ascenção de João Paulo II ao pontificado, o Cardeal Ratzinger foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Após a morte do Papa São João Paulo II, o Cardeal Ratzinger presidiu a Missa fúnebre e em sua homília exclamava:
"Sigam- me"
Inspirado pelas palavras de Jesus Cristo.
No conclave que sucedeu a morte do Papa, o Cardeal Joseph Aloisius Ratzinger foi eleito pelo colégio Cardinalício o 265º Papa da Santa Igreja Católica
REDAÇÃO CENTRAL, 19 Abr. 22
Por Marcelo Furtado
Comments