Natal aplica segunda dose de reforço em pessoas a partir de 18 anos nesta quinta-feira (28)



A imunização contra a covid-19 continua em Natal e a partir desta quinta-feira (28), a população a partir de 18 anos pode tomar a segunda dose de reforço (D4) tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nos pontos extras de vacinação disponíveis na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), para tomar a D4 é preciso apresentar o intervalo de quatro meses após a terceira dose e apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.


No sábado (16), a quarta dose começou a ser aplicada em Natal com foco em pessoas com idade a partir de 30 anos. A enfermeira Ilisdayne Thalita Soares da Silva, da Clínica Escola de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), explica que a dose de reforço aumenta a proteção contra a Covid-19 e suas variantes, como é o caso da Delta e da Ômicron.

Mesmo pessoas que já tenham sido infectadas pelo vírus, adverte a enfermeira, devem se vacinar. “A vacinação é importante nesses casos, pois assegura uma imunidade superior em comparação à imunidade gerada pela doença. Um estudo da Fundação Oswaldo Fiocruz (Fiocruz) mostrou que seis meses após receber a segunda dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai”, observa.

Em maio deste ano, dados publicados pelo Consórcio de veículos de Imprensa, voltado à divulgação de dados sobre a situação da Covid-19 no Brasil, mostraram que em 18 estados e no Distrito Federal menos de 40% das pessoas tomaram a dose de reforço. A coleta também evidenciou os estados com a menor cobertura no período, são eles: Roraima, Amapá, Acre, Pará e Tocantins.

O cenário preocupa, dado que a imunização contra a doença é a principal forma de evitar suas manifestações de forma mais grave. “Com a aplicação da dose de reforço, a proteção volta a ser estabelecida e isso impacta na redução dos casos de Covid-19. Por isso a população deve tomar a dose de reforço, pois ela contribui para ampliação da resposta imune”, reforça a enfermeira Ilisdayne Thalita Soares da Silva.


Confira os pontos extras de vacinação


Ginásio Nélio Dias

Segunda a sexta-feira – 9h às 16h

Sábados 9h às 14h


Shopping Midway Mall

Segunda a sábado – 10h às 17h


Via Direta

Segunda a sábado – 9h às 21h


Partage Norte Shopping

Segunda a sábado – 14h às 20h


Tribuna do Norte

1 visualização0 comentário