A Prefeitura de Natal suspendeu atendimento em unidades básicas de saúde e em escolas da rede municipal nesta quarta-feira (15), após a segunda madrugada de ataques violentos no Rio Grande do Norte. Segunda maior cidade do estado, Mossoró também suspendeu vários serviços.
Segundo a Secretaria de Saúde da capital, Natal, além das unidades básicas, foram suspensos atendimentos nas policlínicas e nos centros de atendimentos psicossocial. São mantidos os serviços de urgência, como as UPAs, maternidades e demais hospitais.
Embora as aulas da rede municipal ainda não tenham começado, a prefeitura também adiou a Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat), com os profissionais da rede, marcada para começar nesta quarta-feira (15). As confirmações de matrículas foram prorrogadas para o dia 21 de março.
Desde a noite desta terça-feira (14), também está suspensa na cidade a coleta de lixo. De acordo com o município, o trabalho segue suspenso na manhã desta quarta (15), mas a decisão pode ser revista ao longo do dia, segundo a companhia municipal responsável pelo serviço.
O fechamento das unidades básicas de saúde surpreendeu a dona de casa Rosa de Lima, que chegou à frente do posto do bairro de Felipe Camarão às 3h. "Não avisaram. Quando tem alguma coisa, eles colocam algum aviso na porta aqui. Também tem os grupos (de whatsapp), mas também não tem nada. Aqui ninguém fala nada", afirmou.
Mossoró
Em Mossoró, a Prefeitura comunicou a suspensão das atividades nas unidades da Rede Municipal de Ensino, unidades da Assistência Social, atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), transporte coletivo e serviços de limpeza urbana em geral nesta quarta-feira (15).
"Seguirão em funcionamento os serviços administrativos e de atendimento ao público nas secretarias e demais serviços essenciais do município", informou a prefeitura.
Já o governo do estado afirmou que está mantido expediente normal nos órgãos públicos da administração direta e indireta, nesta quarta-feira (15).
Reforço na segurança
A Força Nacional de Segurança desembarcou na madrugada desta quarta-feira (15) no Rio Grande do Norte com a missão de conter nova onda de violência no estado.
Um avião pousou na Base Aérea de Natal por volta das 2h, com 30 policiais militares. Outro avião levou mais 70 agentes ao estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, ainda devem chegar à região mais 100 agentes e outros 30 policiais do sistema prisional, totalizando um reforço de 200 homens.
Além disso, será dado apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas do interior do RN. A governadora Fátima Bezerra (PT) também desembarcou junto com parte do efetivo. As ações criminosas envolveram tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos.
Balanço da polícia
Até o fim da tarde desta terça, as ações da polícia em resposta aos ataques tiveram:
28 suspeitos presos
E apreensão de
6 armas de fogo apreendidas;
30 artefatos explosivos apreendidos;
8 galões de gasolina
5 motos
2 carros
dinheiro
drogas
Um preso suspeito de envolvimento nos ataques foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, para um presídio federal de segurança máxima, que não foi revelado.
As visitas nas penitenciárias do estado foram suspensas.
Commentaires