Evento acontece nestes sábado (24) e domingo (25) no campus central do IFRN, no bairro Tirol, e também contará com stands interativos.
Competidores desenvolvem robores que precisam tomar decisões, durante provas (Arquivo) — Foto: Divulgação
Natal recebe nestes sábado (24) e domingo (25) a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com entradas gratuitas para o público.
O evento acontece no Campus Natal Central do IFRN, no bairro Tirol, com disputas e exibições de robôs inovadores, atraindo curiosos, entusiastas e especialistas em robótica.
Durante os dois dias de competição, as atenções estarão voltadas para as modalidades de robótica artística e robótica de resgate, que trarão à tona a criatividade, a técnica e a capacidade de resolução de problemas dos jovens competidores.
A modalidade de robótica artística permite que as equipes utilizem robôs de forma inovadora e interativa, criando performances que unem arte e tecnologia. Os espectadores podem esperar apresentações surpreendentes, com robôs que dançam, participam de peças de teatro, interagem com o público e até realizam performances visuais e sonoras.
Por outro lado, na modalidade de robótica de resgate os robôs são programados para enfrentar cenários simulados de desastres. Eles precisam andar por terrenos desafiadores, superar obstáculos e, por fim, resgatar vítimas. O público poderá acompanhar de perto cada decisão dos robôs, torcendo para que as equipes solucionem os desafios e realizem os resgates com precisão e eficiência.
Os robôs da OBR devem ser autônomos, ou sejam tomam decisões sozinhos, sem controle remoto.
Segundo a organização do evento, além das competições, o evento contará com stands interativos dos laboratórios do IFRN e dos patrocinadores.
Nos stands, o público poderá explorar novas tecnologias, robôs, impressoras 3D, projetos de inteligência artificial e inovações que estão moldando o futuro da robótica e da indústria 4.0.
G1 RN
Comments