top of page

Novos casos de Covid colocam RN em alerta


Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias


O surgimento de uma nova subvariante da Covid-19, a BQ.1, da Ômicron, vem provocando um novo aumento de casos da doença em todo o país. No Rio Grande do Norte, os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) apontam que o número de casos confirmados em 24h passou de seis em 21 de outubro para 120 nesta terça-feira (22). Durante o mesmo período, o número de casos suspeitos também cresceu, passando de 252 para 828.


Mesmo com os números crescentes, o infectologista Luis Alberto Marinho afirma que o novo aumento não representa uma nova onda epidêmica. “Acho que esse aumento do número de infecções é esperado, pelo simples fato de ser uma subvariante nova entre nós. Mas não representa uma nova onda epidêmica”, explicou.


No dia 14 deste mês, a Sesap e o Comitê Científico divulgaram novas recomendações para evitar o aumento da covid no RN. Entre as sugestões está a volta do uso de máscaras em ambientes fechados.

Luis Alberto reforçou o uso do equipamento, não apenas para a proteção contra a covid. “Nesse momento é importante o uso de máscaras em ambientes fechados, principalmente se há muitas pessoas em volta; para todas as infecções respiratórias, não só para a covid”, defendeu.


Além da recomendação das máscaras, a equipe da Sesap e do Comitê também destacou a importância da testagem e da notificação através da plataforma Notifica RN, e sugeriu uma atenção especial para a vacinação em todas as idades, o isolamento em casos positivos ou sintomáticos, a ampliação da capacidade de vigilância genômica no estado e a ampliação de horários e pontos de vacinação.


“Precisamos fazer este alerta para que possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, em especial, com atenção às suas doses da vacinação contra a covid-19”, disse Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap e membro do Comitê Científico.


Atualmente, o Rio Grande do Norte não está registrando óbitos, e possui ocupação de aproximadamente 42% nos leitos críticos e 28,57% nos leitos clínicos de covid. Na lista de regulação, são dois pacientes aguardando leitos críticos e 37 leitos clínicos.


A porcentagem da vacinação é o que vem preocupando o Comitê – 95% da população está vacinada com a primeira dose (D1); 87% com a segunda (D2); 55% está vacinada com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 22% com a segunda (D4).


“Precisamos clamar a população para que vão aos postos de saúde. Só assim conseguiremos atravessar este vírus com maior controle e menos óbitos”, concluiu Lyane Ramalho.


Minha Empresa Nota 10


Depois de aplicar mais de 20 mil doses nos colégios com o projeto ‘Minha Escola Nota 10’, a Sesap lançou, na última sexta-feira (18), o ‘Minha Empresa Nota 10’. O objetivo, segundo a Secretaria, é ampliar a vacinação dos trabalhadores potiguares, tendo em vista que a população com maior número de atrasos é a de adultos jovens em idade laboral.


O projeto vai disponibilizar salas de imunização no próprio ambiente de trabalho, diante da dificuldade do trabalhador se ausentar para procurar as unidades básicas de saúde.


Serão ofertadas vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para adultos: covid, hepatite B, DT, tríplice viral, febre amarela e influenza (dependendo da disponibilidade no município). Além dessas, as gestantes poderão receber a DTPA, que faz parte do calendário do pré-natal.


“Neste momento de crescimento de casos de covid, esse projeto fortalece a imunização em nosso estado e esperamos que ele possa impactar nos nossos indicadores e, inclusive, servir de exemplo para o Brasil”, disse Lyane Ramalho.



Por Novo Notícias

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page