O projeto Palco Brasil está completando 10 anos, e vai celebrar sua primeira década de atuação com o premiado espetáculo potiguar “A Mulher Monstro”, em apresentação pela primeira vez no Teatro Riachuelo. Será no dia 1º de julho (sábado), às 21h. O monólogo encenado pelo ator José Neto Barbosa é baseado em fatos reais e aborda o preconceito e a ignorância entranhados em partes da sociedade brasileira. A peça é vencedora, entre outros, dos prêmios Copergás de Teatro de melhor ator e melhor espetáculo.
O premiado espetáculo potiguar “A Mulher Monstro”, tem apresentação pela primeira vez no Teatro Riachuelo. Será no dia 1º de julho (sábado), às 21h / divulgação
A tragicomédia é baseada em declarações lamentáveis, polêmicas e verídicas emitidas em redes sociais, feitas por políticos, figuras públicas, e até mesmo cidadãos comuns. Utilizando a estética das drag queens, o ator José Neto Barbosa trata da atualidade brasileira expondo violências cotidianas e a personalidade de uma mulher burguesa, falsa religiosa, e perseguida pela própria intolerância.
A mulher monstruosa no palco provoca gatilhos emocionais na plateia. Presa em uma jaula, aos poucos ela vai mostrando ao público sua transformação de ser humano para um verdadeiro monstro. “Com os últimos acontecimentos políticos e sociais no país, a dramaturgia está repleta de novas cenas e tenho certeza que quem assistir vai gostar bastante. Temos um público muito fiel em Natal", pontuou o ator.
Pelo fato de a personagem ser uma “esponja” do pior do cotidiano brasileiro, José Neto ressaltou que o texto da peça está sempre sujeito a alterações de uma apresentação para outra. “É uma peça que dialoga com o cotidiano. Se pela manhã eu vejo uma notícia no jornal que me interessa, eu estudo maneiras de inserir isso na peça, seja em forma de texto ou performance. É um espetáculo bem dinâmico, que muda a cada sessão”, disse.
Além de buscar inspiração no momento político e ideológico do país, a peça também traz elementos do conto “Creme de Alface”, de Caio Fernando Abreu, e da personagem Monga, a mulher macaco, atração dos parques e circos do interior brasileiro.
“É uma honra participar do Palco Brasil com minha peça. Estou feliz e muito realizado”, declarou José Neto. A peça já foi vista por mais de 23 mil pessoas em diversos estados do país. Recentemente o espetáculo foi apresentado com sucesso no prestigiado Festival de Teatro de Curitiba, o maior da América Latina.
A S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) é um coletivo artístico itinerante, que iniciou suas atividades em 2012, contando com membros potiguares e recifenses na composição. “A Mulher Monstro” estreou em 2016. José Neto Barbosa atua desde 2002.
Serviço:
A Mulher Monstro. Sábado (01), às 21h, no Teatro Riachuelo. Ingressos em Uhuu.com e bilheteria do Teatro. Classificação: 16 anos.
Reprodução
Comments