top of page

OAB emite nota de repúdio sobre manifestações preconceituosas contra nordestinos


Foto: 96 FM


Os presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Nordeste escreveram em conjunto uma nota de repúdio sobre as manifestações “xenófobas e covardes” feitas contra os nordestinos após a divulgação do resultado do primeiro turno das Eleições 2022, no último domingo (2).


No documento, foi destacado que o Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do país, com mais de 53 milhões de habitantes. “Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens”, disse a nota.


Os presidentes ainda julgaram “inadmissível” manifestações preconceituosas como as registradas nos dias de hoje. “Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania. As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo”, consideraram.

“Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação”, finalizou a nota.

Participaram da produção do documento os presidentes das seccionais da OAB da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.


Por: Novo Notícias

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page