Há cerca de uma semana, a obra de revitalização da Avenida Felizardo Moura se encontra parada. O motivo é o atraso na entrega de tubos que serão utilizados na reforma.
Prazo para a revitalização da avenida Felizardo Moura deve permanecer em 18 meses. Foto: Magnus Nascimento.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a empresa CGR Construções Ltda. não fez a entrega dos tubos de drenagem que serão utilizados nos serviços de drenagem da obra. Dessa forma, a prefeitura decidiu não realizar a demolição do pavimento da avenida. A previsão era de que essa etapa fosse realizada nesta semana.
Mesmo com o atraso, a expectativa da Seinfra é de que o material chegue à Natal até a próxima sexta-feira (21).
Desde o início da obra, dia 18 de setembro, foi feita a implantação de novo posteamento, remanejamento de rede elétrica e de cabos de fibra ótica, além do início da remoção de meio-fio existente no atual canteiro central.
A Seinfra também informou que o prazo de execução da obra inicialmente divulgado permanece válido (18 meses) e qualquer atraso que possa ocorrer será compensado.
As obras de revitalização da Avenida Felizardo Moura e Viaduto da Urbana tiveram início no dia 4 de setembro e devem durar 18 meses. O cronograma é dividido em quatro fases: A, B, C e D. O Plano de Ação A consiste no início das obras na avenida, no sentido Zona Norte/Centro, a partir da ponte até o limite da Rua Jandira, próxima ao Bairro Nordeste. Nesse primeiro momento, trechos serão interditados. Paralelamente, será feita a rede de drenagem da trincheira do Viaduto da Urbana.
Após essa etapa, é a vez do trecho a partir da Rua Jandira, chamado de Plano de Ação B, que marca o término das obras no sentido ZN/Centro. O Plano de Ação C é marcado pelo começo dos trabalhos no sentido Centro/Zona Norte. Os planos A, B e C fazem parte do serviço de pavimentação e requalificação da Avenida Felizardo Moura e estão previstos para durarem nove meses. Já o plano D corresponde a adequação do Viaduto da Urbana com a construção de uma trincheira, também previsto para durar nove meses.
Para a execução da obra, foi necessário um estudo para o desvio de trânsito na região, visto que a Felizardo Moura é uma avenida movimentada da capital. Cerca de 43% dos ônibus da capital circulam na área, além de cerca de 70 mil veículos, em média, todos os dias. A avenida receberá melhorias na infraestrutura da via, que contempla serviços de drenagem, pavimentação, iluminação pública, calçadas e ciclovias.
Além disso, será implementada uma faixa central reversível, que visa garantir um aumento de 30% da capacidade da via e maior fluidez ao trânsito. Faixas de pedestre também serão implementadas. Com as melhorias, espera-se uma redução de 50% no tempo de travessia no trecho. Já o viaduto receberá uma trincheira que se conecta com a avenida e facilita o trânsito da Nevaldo Rocha, na Urbana, com a Rua Jandira.
Por Tribuna do Norte
Comments