top of page

Operação Carnaval 2024: órgãos detalham ações em polos carnavalescos no Rio Grande do Norte

Representantes da Neoenergia Cosern, Corpo de Bombeiros Militar e CREA/RN confirmam reforço no número de equipes e fiscalizações/ Foto: Divulgação Neoenergia Cosern


Representantes da Neoenergia Cosern, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN) confirmaram, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30), reforço no número de equipes e fiscalizações nos polos carnavalescos distribuídos em todas as regiões potiguares.


“As ações desenvolvidas pela Neoenergia Cosern com vistas ao Carnaval começam três ou quatro meses antes.


Mapeamos mais de 20 municípios em todo o estado com histórico de festas ou que se tornaram redutos para quem quer fugir da folia e reforçamos a qualidade dos nossos serviços. Fiscalizamos mais de quatro mil quilômetros de redes de distribuição de energia que beneficiam mais de 800 mil pessoas, realizamos mais de cinco mil podas preventivas, lavamos mais de 1.300 quilômetros de rede, instalamos bandeirolas de segurança nos percursos dos trios elétricos, no litoral e interior, e ampliamos nossa força de trabalho para que o atendimento às ocorrências transcorra no menor intervalo de tempo possível”, detalhou o superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, Osvaldo Tavares.


No Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern, em Natal, a partir da próxima quinta-feira (8), haverá reforço de 30% no número de técnicos, engenheiros e analistas, com emissão de boletins diários de análise de cenário. A mão de obra em campo será reforçada em 37%, além de outros 54 profissionais de áreas diversas de sobreaviso. Para atendimento às ocorrências de urgência e emergência, a distribuidora tem quatro Subestações Elétricas Móveis estrategicamente posicionadas no Seridó, Oeste, Alto Oeste e Grande Natal, que podem ser conectadas à rede de alta tensão para substituir uma Subestação Elétrica fixa em casos extremos.


Às 167 Prefeituras Municipais potiguares, a Neoenergia Cosern enviou ofícios destacando os prazos para o recebimento de pedidos de ligações provisórias de energia.


Fiscalização

O tenente-coronel Daniel Farias, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), detalhou o funcionamento da Diretoria de Atividades Técnicas da instituição, que é responsável pela análise, vistoria e fiscalização no estado. Para a Operação Carnaval 2024, ele informou que o CBM/RN deverá empregar 54 militares distribuídos em 19 viaturas.


“Os eventos com estrutura como camarotes, palcos, arquibancadas e com a previsão de público acima de 500 pessoas, precisam apresentar um projeto de combate a incêndio junto ao Corpo de Bombeiros. Depois de aprovado, nossos vistoriadores vão ao local averiguar e, caso tudo esteja regular, o evento é liberado. Caso contrário, não”, frisou o tenente-coronel Daniel Farias.


Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN), o gerente de Fiscalização, Heulyson Arruda, destacou que o trabalho de fiscalização já começou com as prévias e se estenderá até os dias oficiais de folia em todas as regiões potiguares.


“Nós começamos com as prévias e nós intensificamos de acordo com a proporção. Quando vai se aproximando o carnaval, mais eventos surgem. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, serão os mais intensos”, destacou Heulyson Arruda.



Tribuna do Norte.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page