top of page

Parceria do IFRN oferece oportunidades de intercâmbio para estudantes

Foto: reprodução


Com o propósito de reunir jovens de mais de 18 países, promover conhecimentos sobre sustentabilidade e o desenvolvimento de competências globais, a AFS Global, parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), está com inscrições abertas até o dia 15 de janeiro para o programa de intercâmbio 2024. Na oportunidade, os alunos tem a chance de realizar tanto atividades virtuais quanto viajar em uma experiência imersiva por quatro semanas no exterior.


No que se refere a parte virtual, as academias começam com um currículo virtual de e-learning de 12 semanas (a partir de casa), envolvendo-se em competências globais, impacto social, e workshops centrados na sustentabilidade, com conteúdos co-desenvolvidos pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. A parte virtual do programa resulta em projetos de impacto social liderados por estudantes e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.


Depois de completar o currículo virtual, os acadêmicos viajam numa experiência imersiva de 4 semanas para um dos quatro destinos da Academia: China, Egito, Índia ou EUA. A programação da Academia centra-se nas competências críticas STEM e na compreensão intercultural para a sustentabilidade global, bem como na imersão cultural local. Os acadêmicos participam no serviço comunitário e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas na sustentabilidade para ver em primeira mão como as empresas e organizações estão a utilizar as competências da STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno da sustentabilidade.


Requisitos para participar do programa:– Ter entre 15 a 17,5 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre: 1 de setembro de 2006 a 1 de abril de 2009);– Ser brasileiro(a);– Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2024– Nunca ter tido uma reprovação;– Nível intermediário de inglês (todas as atividades do intercâmbio serão ministradas em inglês). Será aplicado o idioma durante o processo de seleção;– Demonstrar bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática (média 7 ou acima);– Ter uma motivação correta do que o programa oferece: vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;– Ter autorização e apoio da família;– Ter acesso a computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo do programa virtual além de webcam e microfone integrados para participação em sessões de diálogo online.– Internet estável ou conexão wi-fi.


As inscrições são realizadas por meio desta página, onde também podem ser conferidas mais informações sobre o programa.

0 visualização0 comentário
bottom of page