top of page

Parque das Dunas promove Semana da Mata Atlântica

A programação incluirá trilhas, minicursos e palestras que acontecerão na Unidade de Conservação entre os dias 25 e 27

Foto: Caroline Macedo


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio do Parque Estadual Dunas do Natal "Jornalista Luiz Maria Alves", promoverá a Semana Estadual da Mata Atlântica de 25 a 27, na sede da Unidade de Conservação.


No próximo sábado (27), comemora-se o Dia Nacional da Mata Atlântica. Esse bioma abriga uma grande diversidade de espécies de fauna e flora, incluindo várias ameaçadas de extinção. Sua preservação é essencial para manter a biodiversidade local, garantindo a sobrevivência de espécies importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e para o potencial de pesquisa científica e bioprospecção.


Nos dias 26 e 27, ocorrerá o minicurso Observação de Aves, ministrado pelo biólogo Jonas Filho. Como observador de aves desde maio de 2020, ele registrou mais de 350 espécies no Wikiaves, em 8 estados e 45 municípios diferentes. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site parquedasdunas.rn.gov.br.


A gestora do Parque das Dunas e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), Mary Sorage, destaca a importância desse bioma para o nosso estado. "A preservação da Mata Atlântica é um investimento no nosso futuro e do planeta. É um compromisso com a proteção da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas, a segurança hídrica e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. Preparamos uma programação voltada para crianças e adultos, com uma variedade de atividades que buscam sensibilizar e envolver as pessoas na conservação desse bioma", afirmou a gestora.


Parque das Dunas


A Unidade é reconhecida pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Essa Unidade é considerada o maior parque urbano sobre dunas do Brasil e desempenha um papel fundamental na qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, incluindo diversas espécies em processo de extinção.


PROGRAMAÇÃO


· Trilha dos sentidos


Dias: 25 a 27/05 (quinta a sábado)


Horário: 08h às 11h e 14h às 16h30


· Minicurso Observação de Aves


Dia: 26/05 (sexta-feira) - 14h – Curso teórico


Dia: 27/05 (sábado) - 6h30 – Atividade prática


Palestrante: Jonas Filho


· Trilha de Observação de Aves - Perobinha


Dias: 25 e 26 (quinta e sexta-feira)


Horário: 08h


· Palestra do Ibama: o papel do Cetas com aves da Mata Atlântica


Dia: 25/05 (quinta-feira)


Horário: 08h às 11h


· Roteiros pedagógicos com escolas do entorno do Parque


Dias: 25 e 26 (quinta e sexta-feira)


Horários: 08h às 11h e 14h às 16h30



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - IDEMA

12 visualizações0 comentário
bottom of page