top of page

Pesquisadores do LAIS fazem exame de densidade óssea em Felipe Camarão nesta segunda-feira; veja

Nesta segunda-feira (14), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) estão em Felipe Camarão testando a densidade óssea da população, com um aparelho criado pelo laboratório, a partir das 8h até às 12h. Na próxima quinta-feira (17), a equipe deve se deslocar novamente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para continuar com o trabalho. A ação acontece na rua Santa Cristina, 882.



LAIS já realizou o exame em Felipe Camarão III / Divulgação


Os exames serão feitos com aparelho chamado Osseus, desenvolvido de maneira portátil para que possa ser instalado nas UBS. Esse tipo de exame - a densitometria - atualmente é feito somente em grandes clínicas e hospitais, com um custo elevado para o SUS, segundo comunicação do LAIS.


“O mais importante nisso tudo é garantir o acesso de um exame para uma população de extrema carência. Com o exame podemos controlar os casos, principalmente, de osteoporose, muito comum nas mulheres na fase da menopausa”, disse.

Os pesquisadores estão fazendo os testes em diversas unidades para complementar a pesquisa e provar, como todos os dados necessários, que o equipamento é viável e pode ser colocado na atenção primária, embora já seja uma realidade e funcione em algumas cidades do interior do RN.


Entenda

Com nova tecnologia, considerada pelos pesquisadores com mais simples, rápida, barata e “essencial para se rastrear a população de risco para osteoporose”, o projeto permite a triagem inicial e seleção dos pacientes que precisam de uma avaliação adicional com a densitometria. Todo o diagnóstico pode ser feito por meio de um aparelho pequeno que, ao invés de emitir radiação, utiliza microondas eletromagnética.




Com informações da Tribuna do Norte.

11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page