top of page

Polícia Militar (RN) abre concurso público para preenchimento de 132 vagas

Começam hoje (4) as inscrições do concurso para seleção e formação de oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte


Imagem: Reprodução


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, na última sexta-feira (1) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital de concurso público para ingresso no curso de formação de oficiais (CFO) da Polícia Militar, com 132 vagas.


O concurso será realizado para suprir a exiguidade de oficiais na Polícia Militar do Rio Grande do Norte – PMRN e ofertará 132 vagas para ingresso no curso de formação de oficiais na graduação de aluno oficial PM, sendo que, do total de vagas, 106 serão para preenchimento na disputa por ampla concorrência e 26 destinadas para pessoas declaradas negras, neste caso correspondente a 20% do das vagas oferecidas.


Para concorrer, o candidato deve atender aos requisitos estipulados no edital, entre os quais ser bacharel em direito, com diploma devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria da Educação (CEE); ser brasileiro nato; estar quite com as obrigações eleitorais; ter estatura mínima de 1,65m, para o sexo masculino e de 1,60m se for do sexo feminino; ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1992 e ser habilitado para condução de veículo automotor, no mínimo, na categoria “B”.


O Concurso será executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com exceção das etapas de Investigação Social e de Inspeção de Saúde que ficarão sob a responsabilidade da própria PMRN.


Das inscrições

As inscrições serão realizadas apenas via internet, no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto” e encontrar-se-ão abertas no período entre às 10h do dia 04/07 até às 23h do dia 01/08/2022. O (a) candidato (a) deverá preencher o formulário eletrônico de Inscrição e transmitir os dados pela Internet, providenciando a impressão do comprovante de inscrição finalizada. Também deve imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da importância referente à inscrição descrita no item 6.2.3 do Edital, até o dia do vencimento.


Caso precisem, podem solicitar isenção, o que deverá ser feito até o dia 6 de julho de 2022. Para a realização da solicitação de isenção do pagamento da inscrição, o candidato ou a candidata deverá preencher o Requerimento de Isenção do Pagamento de Inscrição no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”, no período indicado no Cronograma Previsto no Edital do certame.


O valor da taxa de inscrição será de R$ 188,00 e, em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias, o boleto bancário deverá ser pago antecipadamente.


Não será aceito pagamento do valor da inscrição por meio de cheque, depósito em caixa eletrônico, pelos correios, transferência eletrônica, DOC, TED, PIX, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional, crédito após o prazo ou fora do período de inscrição ou por qualquer outro meio que não os especificados no Edital.

Interessante frisar que a efetivação da inscrição somente se dará com o adequado preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição pelo candidato e pagamento do respectivo valor da taxa de inscrição ou deferimento na solicitação da isenção.


Das etapas do concurso público

- Exame intelectual (provas objetiva e discursiva), de caráter eliminatório e classificatório;


- Exame de avaliação de condicionamento físico, de caráter classificatório;


- Exame de avaliação psicológica, de caráter eliminatório;


- Prova de títulos, de caráter classificatório;


-Investigação social, de caráter eliminatório;


- Inspeção de saúde, de caráter eliminatório;


- Procedimento de heteroidentificação (Negros).


Da execução das etapas do concurso

A previsão estipulada no cronograma do edital é de que o exame intelectual, constituído das provas objetiva e subjetiva, será realizado no dia 4 de setembro de 2022, nas cidades de Caicó, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros. Nesta etapa, os candidatos farão uma prova objetiva, na qual terão de responder a 90 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Processo Penal Militar, Legislação PMRN e Legislação Extravagante, com 10 questões por disciplina. Já na prova discursiva, os (as) candidatos (as) farão uma redação, cujo tema será informado no momento da prova objetiva.


As demais etapas serão realizadas em Natal, exceto as provas de títulos e de investigação social, cujas datas e condições podem ser observadas no anexo I do Edital.


Da remuneração do cargo e da validade do concurso

A validade do concurso será de 90 dias, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual prazo, a contar da data da homologação do resultado final. A remuneração mensal do cargo de aluno oficial PM, caso sejam efetivado, será de R$ 5.357,73.


Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta no site da empresa organizadora do certame, no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br

24 visualizações0 comentário
bottom of page