Por eleição indireta, foi eleito o novo governador do Estado de Alagoas

Neste domingo (15), a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas realizou eleição indireta e escolheu o ex-deputado estadual Paulo Dantas para governador e o médico cardiologista José Wanderley Neto, para vice-governador.


A Assembleia Legislativa, por 21 dos 25 deputados estaduais presentes à solenidade de eleição, elegeu os gestores que comandarão o Poder Executivo estadual até o dia 31 de dezembro de 2022, haja vista que no dia 1º de janeiro de 2023, tomará posse o governador e o vice eleitos no pleito que será realizado em outubro.


Logo após à sessão eleitoral, em cerimônia realizada no Palácio Marechal Floriano Peixoto, houve a transmissão de cargo, tendo Paulo Dantas assumido oficialmente o governo de Alagoas.


Ao tomar posse, o governador Paulo Dantas discursou, prometendo trabalhar pela educação e pelo bem-estar e social do povo de Alagoas, assim como pelo respeito à independência e harmonia entres os Poderes. “Vou trabalhar para que os nossos alunos alcancem bons resultados nas olimpíadas escolares, que sejam aprovados no Enem ou que sigam sua profissão técnica. Vou trabalhar para que a mãe não veja seu filho entrar no mundo do crime por falta de oportunidade de emprego, de lazer e de moradia. Vou acordar todos os dias cedo para trabalhar para que Alagoas siga mudando e transformando a vida da nossa gente”, disse.

Da vacância do cargo de governador e Vice

A vacância dos cargos de governador e vice aconteceu em decorrência de impedimentos por renúncias e incompatibilidades.

- No mês de abril de 2022, o governador Renan Filho (MDB) renunciou ao mandado para disputar vaga para o Senado nas eleições deste ano;

- Em 2020, o então vice-governador Luciano Barbosa (MDB) foi eleito prefeito do município de Arapiraca e assumiu este cargo;

- O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Vitor (MDB), que, diante da vacância do cargo de vice, seria o sucessor natural do governador, decidiu não assumir o governo para disputar a reeleição para deputado estadual, razão pela qual convocou as eleições indiretas;

- Diante dos impedimentos, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Klever Loureiro, terceiro na linha sucessória, assumiu interinamente o Governo, cargo no qual permaneceu até domingo (15).



Imagem: Derek Gustavo/g1

1 visualização0 comentário