top of page

Prefeitura de Natal concede 16% de desconto no IPTU 2023 para quem realizar pagamento até 05/01

Contribuinte precisa estar em dia e optar pelo pagamento integral, em parcela única, para usufruir do benefício. Prefeitura também divulgou calendário detalhado de pagamento mensal ou sem desconto.



IPTU para zonas de Natal tem datas diferentes para início do pagamento — Foto: Secom/Natal


A prefeitura de Natal está concedendo 16% de desconto no valor do IPTU 2023 para o contribuinte que pagar antecipadamente, em parcela única, o imposto até o dia 5 de janeiro.


Para poder ter direito ao benefício, é preciso estar em dia com os tributos no município de Natal.

Caso tenha alguma pendência em relação aos impostos municipais, a situação terá que ser regularizada até o dia 3 de janeiro, seja parcelando o débito, e pagando a entrada do parcelamento, ou optando pelo pagamento à vista.

Além da opção de pagar antecipado, o contribuinte pode escolher pagar à vista na data no vencimento, sem acréscimo e sem desconto. As datas de vencimento são: 23 de fevereiro para as zonas Sul e Leste e 20 de março para as zonas Norte e Oeste.


Essas mesmas datas serão consideradas para o início do pagamento parcelado em 10 vezes.

Segundo a prefeitura de Natal, todos os carnês de pagamento estão sendo distribuídos pelos Correios, mas há a opção também de retirada pela internet através do Portal Directa ou pelos dos canais de atendimento remoto da Semut, como chat e whatsapp, divulgados no site da pasta.


Veja abaixo a tabela com calendário de pagamento


Calendário pagamento de IPTU em Natal — Foto: Divulgação


Parcelamento da dívida

A Prefeitura do Natal publicou o decreto n.º 12.668, permitindo o parcelamento das dívidas de 2022. O contribuinte poderá parcelar os atrasados dos anos anteriores, de 2021 para trás, em até 48 meses, com entrada de 10% da dívida e desconto de 100% nos juros.


Para o IPTU de 2022, o parcelamento pode ser feito em até 30 meses, com entrada de 20% do valor negociado e desconto de 100% sobre os juros dos dias em atraso.


Estas condições são válidas até quinta-feira (29). O pagamento da primeira parcela negociada caracteriza a efetivação do parcelamento e garante o direito ao benefício da parcela única do IPTU 2023.



Por g1 RN

12 visualizações0 comentário
bottom of page