top of page

Prefeitura do Natal pretende mudar de sede até o fim do ano

Com mudança, gestão municipal quer incentivar e promover o plano de revitalizar o Centro Histórico de Natal



Sede da Prefeitura irá para o antigo prédio do Ministério da Fazenda, localizado na Avenida Duque de Caxias, logo na divisa entre a Ribeira e as Rocas. Foto: José Aldenir /Agora RN


A sede administrativa da Prefeitura do Natal deve mudar de local até o fim do ano. A iniciativa visa transferir alguns órgãos da gestão municipal atualmente localizados no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta, para o antigo prédio do Ministério da Fazenda, situado na Avenida Duque de Caxias, logo no limite entre as Rocas e a Ribeira. O Palácio Felipe Camarão, onde funciona atualmente a Prefeitura, deve virar um memorial.


A mudança, conforme a gestão municipal, é uma tentativa de revitalizar o Centro Histórico da cidade. A fachada do prédio está conservada, mas ainda não há indício de início do trabalho de reforma. Em alguns pontos, a estrutura apresenta rachaduras, cabos soltos e tinta descascada.


De acordo com o flanelinha que atua na região, Guaraci Veríssimo, o antigo prédio do Ministério da Fazenda é alvo de tentativas de invasões e furtos. O prédio ao lado, antiga localização do INSS, será a próxima sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


“Se não tivesse o vigilante aqui, já estava tudo invadido. Os ‘noiados’ que pegam. Levaram até as janelas do outro prédio. Até o motor do elevador eles levaram. Entram pela parte de trás e levam tudo durante o dia”, contou Veríssimo.

Ele afirmou ainda que o antigo prédio da Fazenda tem um vigilante, e isso poupou invasões na parte interna. Porém, na parte externa, o local já teve vários objetos retirados, inclusive no primeiro e segundo andar. “Ainda não invadiram este prédio porque tem um vigilante. Se não fosse isso… ainda assim levaram os aparelhos de ar-condicionado”.



Prédio Ministério da Economia tem ar-condicionados furtados / Foto: José Aldemir


De acordo com o relato, os criminosos, na tentativa de furtar fios, retiraram os cabos do poste e tubos de encanamentos na própria calçada em frente ao prédio. “Eles pensaram que era cobre, mas é fibra. Não serve para nada não. Na calçada, eles tiraram os canos”, disse. Pessoas em situação de rua ocupam os arredores dos dois prédios que serão utilizados pela Prefeitura. Um grupo utiliza colchões e cabanas na região.


Palácio Felipe Camarão. A sede administrativa atual da Prefeitura do Natal encontra-se no Palácio Felipe Camarão, situado no bairro de Cidade Alta. Este edifício, que celebrou 101 anos nesta quinta-feira, 7 de setembro, será transformado em um memorial que homenageará figuras históricas da cidade. Além disso, o Salão Nobre do prédio servirá como espaço para eventos solenes e receberá autoridades, conforme prevê a gestão municipal.


Revitalização

Em junho, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) anunciou nas redes sociais a possibilidade de mudança de sede. “Depois de muito pensar sobre como iniciar a requalificação da Ribeira, solicitei à Administração um estudo para deslocar órgãos e secretarias para o bairro. Em breve, vamos dar o pontapé na preocupação da própria Prefeitura”, afirmou o prefeito.


Em agosto, em seu gabinete, no centenário Palácio Felipe Camarão, Álvaro Dias voltou a reforçar a ideia de que pretende investir mais no Centro Histórico de Natal. “Temos a esperança de requalificar, modernizar o Centro Histórico e a Ribeira, trazer de volta o movimento importante para estes locais, fazendo ruas para pedestres, modernizando e requalificando. Espero obter sucesso e espero revitalizar a Ribeira e impulsionar o nosso Centro histórico”.



Agora RN.



4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page