top of page

Prosus registra mais filas nesta segunda-feira (26) em Natal


Foto: Pedro Trindade / Inter TV Cabugi


O Prosus, localizado no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, registra novamente filas na manhã desta segunda-feira (26). Desde a quinta-feira o movimento é intenso na sede do órgão, que distribui medicamentos e insumos médicos específicos para a população de forma gratuita.


A distribuição de fraldas geriátricas, uma das funções do Prosus, é apontada como a causa das cenas de tumulto vistas no local. O serviço estava suspenso há três meses, mas na última semana houve a informação de que a entrega desse material seria retomada, o que levou centenas de pessoas ao órgão na quinta-feira passada. Na ocasião, 400 fichas foram distribuídas. No dia seguinte, sexta-feira, mais filas foram registradas e outras 200 fichas foram entregues.


Neste início de semana o problema voltou a ocorrer. O que se via no Prosus no início desta manhã eram várias pessoas em pé porque não havia assentos suficientes para todo mundo. A Guarda Municipal chegou a ser acionada para controlar os ânimos.


Na manhã desta segunda-feira era a segunda vez que o pedreiro desempregado Francisco Lopes tentava uma ficha. Na semana passada ele compareceu ao órgão em busca de fraldas geriátricas para a mãe de 93 anos, mas não conseguiu sequer ser atendido devido à quantidade de pessoas. Hoje ele espera conseguir.


"Tô há três meses sem receber (as fraldas). A família vai ajudando, vamos pedindo a um, a outro e assim vai. Minha mãe já contribuiu muito, hoje ela está acamada, precisando e está nessa situação", desabafou.


Além das fraldas geriátricas, nesta segunda-feira tinha usuários também relatando dificuldades no recebimento de insulina, agulhas e tiras de medição de glicose.


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), que administra o Prosus na capital, disse que o serviço do Prosus inicia às 8h e que "devido à chegada das fraldas geriátricas muitas pessoas chegaram na unidade às 4h da manhã sem necessidade".


A pasta disse ainda que "a direção do Prosus colocou pessoas a mais para organizar a fila e pede a compreensão da população para não causar tumultos desnecessários, uma vez que todo mundo será atendido".


Por: G1 RN

8 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page