top of page

Queda de helicóptero mata ministro do Interior da Ucrânia e outras 14 pessoas

Há três crianças e outras autoridades entre as vítimas. Ainda não se sabe se foi um ataque da Rússia ou um acidente.


Destroços de helicóptero que caiu na Ucrânia são vistos ao lado de creche, nos arredores de Kiev, em 18 de janeiro de 2023. — Foto: Daniel Cole/ AP


A queda de um helicóptero nos arredores de Kiev, na Ucrânia, nesta quarta-feira (18), matou o ministro do Interior do país, Denys Monastyrsky, e outras 14 pessoas, entre elas três crianças.


Até a última atualização desta notícia, ainda não se sabia se a queda foi um acidente ou ocorreu por conta de um ataque russo, o que tem sido comum na região.


O governo ucraniano confirmou a morte do ministro de Interior na queda. O cargo é um dos mais importantes do país - o chefe da pasta é o responsável pelas Forças Armadas e, por isso, uma das principais peças na guerra na Ucrânia.


Além de Monastyrsky, estavam no helicóptero o vice-ministro do Interior, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yuriy Lubkovych. Ambos também morreram. Inicialmente, o governo ucraniano havia dito que o número de mortos era de 18 pessoas.


A queda ocorreu no início da manhã em um bairro residencial de Brovary, município a 25 quilômetros do centro de Kiev. A capital ucraniana e os arredores têm sido alvo constante de bombardeios russos desde o fim do ano passado.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zenlensky, chamou o caso de "uma terrível tragédia".


"A dor é indescritível", disse Zelensky, que havia nomeado Monastyrsky no início de seu governo."

O governador da região de Kiev, Oleksiy Kuleb, afirmou que três crianças estão entre os mortos. O governo local disse que o helicóptero atingiu uma creche durante a queda.


Dos 15 mortos, nove eram passageiros do helicóptero e outros seis estavam próximos ao local da queda. Outras 29 pessoas ficaram feridas, 15 delas crianças, ainda segundo o governo local.


O helicóptero era do modelo Super Puma, de fabricação francesa, e pertencia ao governo da Ucrânia.



Militar ucraniano acompanha resgate de vítimas de queda de helicóptero na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev, no dia 18 de janeiro de 2023 — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters





g1 Conteúdo

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page