top of page

Saiba por que alergias respiratórias são mais frequentes na primavera

A primavera é uma das estações mais lindas do ano. Nela acontece o desabrochar das flores, o que deixa as paisagens mais coloridas, mas, também, provoca os casos mais graves de alergias respiratórias. Pensando nisso, a Extrafarma preparou uma lista de dicas para auxiliar as pessoas no combate as alergias respiratórias.

Aproveitando a primavera sem alergias


Este processo da natureza é fundamental por vários motivos, entre eles, transportar o pólen no ar pelo vento, o que permite que as plantas continuem dando novos frutos e produzindo sementes, porém, pode desencadear a polinose, doença estacional devido à sensibilização por pólens. Quer saber como evitá-la? Olhe nossa lista abaixo.


- Evite deixar as janelas abertas


Ao contrário da recomendação para quem tem alergia à poeira, ácaro e pelos de animais, deve-se dar preferência para ambientes com as janelas fechadas, pois a circulação do ar externo pode trazer o pólen. Se puder, dê preferência ao ar-condicionado, pois ele filtra o pólen.


- Cuidado extra com o grupo de risco


Idosos, pessoas com comorbidades e crianças são os mais vulneráveis a desenvolverem doenças alérgicas no trato respiratório. A recomendação é passar em um médico alergista que poderá prescrever remédios que ajudarão em possíveis crises alérgicas.


- Evitar exposição a alérgenos


Mantenha os ambientes livres de poeira, ácaro, fungo, mofo e tecidos que acumulem essas substâncias. Uma dica para a higienização é passar pano úmido nos ambientes, pois varrer pode ajudar a espalhar ainda mais os alérgenos. E na hora de escolher os produtos de limpeza, prefira os neutros, sem perfume. Evite secar as roupas ao ar livre, principalmente em áreas arborizadas.


- Fazer a lavagem nasal ao menos uma vez ao dia


Com soro fisiológico, faça a lavagem nasal. A técnica pode melhorar sintomas de alergia e eventuais resfriados, além de poder prevenir inflamações que podem acontecer depois de quadros alérgicos, gripes e resfriados.


- Use óculos escuros ao ar livre


Com a maior concentração de pólen no ar, o recomendável é utilizar óculos escuros para evitar o contato direto com os olhos. Principalmente em locais com jardins, árvores e flores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Extrafarma


4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page