Nem sequer houve tempo para digerir o resultado. Na tarde desta sexta-feira (ainda pela manhã no Brasil), a seleção da Alemanha deixou o hotel em que estava concentrada e partiu rumo ao aeroporto de Doha. A equipe europeia venceu a Costa Rica, por 4 a 2, na última rodada da fase de grupos, mas terminou mais uma vez eliminada de forma precoce na Copa do Mundo.
Na despedida, o presidente da Federação Alemã, Bernd Neuendorf, falou sobre a eliminação e os próximos passos a serem tomados.
"Você pode imaginar que o curso de ontem é uma amarga decepção para nós. A eliminação do torneio dói extraordinariamente. No entanto, temos que olhar para frente e, portanto, iniciaremos um procedimento ordenado sobre como lidar com esta situação".
A equipe germânica - assim como fez em 2014 - optou por se isolar em um resort na região mais ao norte do Catar e por isso terminou sendo a seleção a ficar mais afastada de Doha, onde estão localizados os estádios da Copa e o centro de mídia da Fifa. Dessa vez, a concentração estava no Zulal Wellness Resort, na região de Al Ruwais.
Em relação ao estádio Internacional Khalifa, por exemplo, onde estreou contra o Japão - há menos de duas semanas - são 11km de estrada. A distância para Doha, inclusive, tornou-se motivo de uma infração da equipe sobre as regras da Fifa - às vésperas do confronto com a Espanha. Na ocasião, a seleção decidiu não mandar um atleta para a coletiva pré-jogo, considerada obrigatória, e terminou multada pela entidade.
Diretor esportivo da seleção alemã, Oliver Bierhoff apareceu na área externa do hotel antes da saída e posou para fotos com o staff do resort em que estiveram concentrados. O dirigente - assim como o técnico Hansi Flick - chegou a ser questionado na quinta-feira após uma possível saída da equipe nacional, mas adiou respostas.
- Não estou me perguntando isso agora. Claro que sei que essas perguntas virão. Mas estou aqui há 18 anos. Talvez você devesse olhar para o balanço completo, olhar para ele objetivamente. não estou pensando nisso agora.
O presidente disse que vai se encontrar com Bierhoff, o treinador Hansi Flick e dirigentes para debater o futuro da seleção.
- Um procedimento ordenado que significa desenvolver um roteiro. Esse roteiro que será discutido na próxima semana. Isso significa Hansi Flick, isso significa Oliver Bierhoff, Aki (Hans-Joachim) Watzke (CEO do Borussia Dortmund e vice-presidente da DFL, Deutsche Fussball Liga) e eu. Será um primeiro encontro onde discutiremos como está a situação.
Comments